Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática

Mathematical modeling in/from field education: An analysis of the pedagogical projects of the teaching degree in field education courses with an emphasis on mathematics

Autores

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação do campo, Formação Inicial de Professores

Resumo

A pesquisa aqui relatada teve por objetivo analisar como os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) com habilitação em Matemática tem abordado, ou não, a Modelagem Matemática. Para tanto, fizemos a análise dos PPC das 13 instituições que ofertam o curso com ênfase em Matemática. Olhamos para esses documentos em busca dos seguintes elementos: disciplina específica sobre Modelagem; Modelagem apresentada/discutida em algum componente curricular; referências bibliográficas de Modelagem. A análise dos dados nos mostra que duas instituições oferecem disciplinas optativas sobre Modelagem e nove apresentam discussões sobre a Modelagem como conteúdo ou nas referências bibliográficas de algumas disciplinas ofertadas pelos cursos. Vale destacar que nenhum PPC explicita as relações e a importância da Modelagem para as discussões na/da Educação do Campo.

Palavras-chave: Modelagem Matemática; Educação do Campo; Formação Inicial de Professores.

 

Abstract

The research reported here aimed to analyze how the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) of the Teaching Degree in Field Education (LEdoC) with a qualification in Mathematics have addressed, or not, mathematical modeling. To this end, we analyzed the PPC of the 13 institutions that offer the course with an emphasis on mathematics. We investigated those documents in search of the following elements: a specific curriculum component on modeling, modeling presented/discussed in some curriculum component, and bibliographic references on modeling. Data analysis shows us that two institutions offer optional subjects on modeling, and nine present discussions on modeling as content or in the bibliographical references of some subjects offered. It is worth highlighting that no PPC explains the relationships and importance of modeling for discussions in/from field education.

Keywords: Mathematical modeling; field education; Initial teacher education.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Machado Magnus, UFSC

Licenciada em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC. Realiza pesquisas na área de modelagem matemática, saberes locais e educação do campo. É membro do GT10 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática e Educação do Campo (GEPMMEC). Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8833378888046394; e-mail: maria.carolina.magnus@ufsc.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2834-9293

Kátia Kátia da Costa Leite, UFSC

Doutoranda Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática e Educação do Campo- GEPMMEC. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Licenciada em Educação do Campo- Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1193253032193240; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9032-9680; E-mail: katyta.dacosta@gmail.com

Everaldo Silveira, UFSC

Graduado em Licenciatura em Matemática, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC. Como pesquisador tem concentrado esforços no campo da Educação Matemática em duas frentes. Uma ligada à utilização de materiais manipulativos no ensino de matemática e outra ligada à Modelagem na Educação Matemática na formação de professores que ensinam Matemática nos mais variados níveis de ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3113132549353959; E-mail: evederelst@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2113-2227

 

Referências

ALMEIDA, L. M. W. de; TORTOLA, E.; MERLI, R. F.. Modelagem Matemática – Com o que Estamos Lidando: Modelos Diferentes ou Linguagens Diferentes? Revista Acta Scientiae. Canoas, RS: ULBRA, v.14, n.2, p. 200-214, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/230. Acesso em: 20 jul. 2015.

ANDRÉ, M. E. D.. Afonso de. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.

ARAÚJO, J. de L.. Cálculo, tecnologias e modelagem matemática: as discussões dos alunos. 2002. 173 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.

BARBOSA, J. C.. Modelagem Matemática: concepções e experiências de futuros professores. 253 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista: Rio Claro, 2001.

BASSANEZI, R. C.. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3ª ed. 1ª reimp. São Paulo: Contexto, 2009.

BIEMBENGUT, M. S.. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.7- 32, jul. 2009.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 4ª ed. 1ª reimp. São Paulo: Contexto, 2007.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, K. S.. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BURAK, D. Uma perspectiva de modelagem matemática para o ensino e a aprendizagem da matemática. In: BRANDT, C. F.; BURAK, D.; KLÜBLER, T. E.. Modelagem Matemática: uma perspectiva para a Educação Básica. Ponta Grossa: UEPG, 2010, p. 15-38.

BURAK, D.; SOISTAK, A. V. F. O conhecimento matemático elaborado via metodologia alternativa da modelagem matemática. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2005, Canoas, RS. Anais... Canoas, RS: ULBRA, 2005.

CALDEIRA, A. D. Modelagem Matemática: um outro olhar. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.33-54, jul. 2009.

DUARTE, C. G.; FARIA, J. E. S.. Educação do Campo e Educação Matemática: possíveis entrelaçamentos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 1, p. 80-98, Jan./Abr. 2017. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5098 Acesso em: 29 set. 2023.

FEYH, C.R. N. Modelagem Matemática na Educação do Campo. 144 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), Universidade regional de Blumenau, Blumenau, 2013.

HAGE, S. A. M. Democracia em risco e a Educação do Campo: o direito a ter direitos nas experiências de mobilização do Fórum Paraense de Educação do Campo. In: GUEDES, Camila Guimarães (ORG.). Memória dos 20 anos da Educação do Campo e do PRONERA. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2018.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. (2018). Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo - Área de aprofundamento: Matemática. Canguaretama - RN.

LEITE, K. C. Modelagem Matemática na Educação do Campo: tecendo novos caminhos. 2018. 219f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), Unicentro, Guarapuava. 2018.

LEITE, K. C. ; MAGNUS, M. C. M. . Modelagem Matemática na Educação do Campo: uma análise das práticas na sala de aula. In: XII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2023, Porto Alegre. ., 2023.

MAGNUS, M. C. M.. Modelagem matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação. 2012. 121 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

MAGNUS, M. C. M. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: histórias em movimento. 2018. 227 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

MAGNUS, M. C. M.. Modelagem matemática na educação do campo: visibilidade de saberes locais / Mathematical modeling in rural education: visibility of local knowledge. CADERNOS CIMEAC, v. 8, p. 391, 2018b.

MAGNUS, M. C. M.. Modelagem Matemática na Educação do Campo: alunas(os) em movimento. Anais. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. ., 2019.

MAGNUS, M. C. M.. POR UMA MODELAGEM NO/DO CAMPO: E AGORA, JOSÉ?. In: Encontro Catarinense de Educação Matemática, 2021, online. ., 2021.

MALHEIROS, A. P.. A produção matemática dos alunos em um ambiente de modelagem. 2004. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

MEYER, J. F. da C. de A.; CALDEIRA, A. D.; MALHEIROS, A. P. dos S. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MUNARIM, A. Movimento Nacional de Educação do campo: uma trajetória em construção. Revista da Formação por Alternância. Brasília: Unefab, v.6, n.1, 2011.

QUARTIERI, M. T.. A Modelagem Matemática na educação básica: a mobilização do interesso do aluno e o privilegiamento da matemática escolar. 2012. 199f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2012.

QUARTIERI, M. T.; KNIJNIK, G. Modelagem Matemática na Escola Básica: surgimento e consolidação. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 9, n. 1, p. 9-26 , 2012.

SÁNCHEZ, J. E. P.. Estratégia combinada de módulos instrucionais e modelos matemáticos interdisciplinares para ensino-aprendizagem de matemática a nível de segundo grau: um estudo exploratório. 305 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1979.

SILVA, V. DA S.; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação imperativa. Revista Eletrônica de Educação. v.6, n. 2, nov. 2012.

SILVEIRA, E. Modelagem matemática em educação no Brasil: entendendo o universo de teses e Dissertações. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, 2007.

SOUZA, E. G.; LUNA,A. V. de A. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais: pesquisas, práticas e formação de professores. REVEMAT. Florianópolis – SC: UFSC, v. 9, Ed. Temática (junho), p. 57-73, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2014v9nespp57/27385 Acesso em: 21 set. 2023.

Universidade Federal da Fronteira Sul. (2010). Projeto pedagógico do curso de graduação em interdisciplinar em educação do campo: ciências naturais, matemática e ciências agrárias licenciatura. UFFS.

Universidade Federal de Campina Grande. (2011). Projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação do campo. UFCG.

Universidade Federal de Santa Catarina. (2015). Proposta de adaptação curricular do curso de licenciatura e m educação do campo. UFSC.

Universidade de Brasília - UnB. (2018). Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo . Brasília - DF: UnB. -

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. (2020). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Campo Grande - MS: UFMS.

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. (2016). Projeto Político Pedagógico: Licenciatura em Educação do Campo “LeCampo”. Belo Horizonte - MG: UFMG.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. (2018). Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas de Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática. Feira de Santana - BA: UFRB.

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. (2014). Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Educação do Campo. Marabá - PA: UNIFESSPA.

WILMER, C. B.. Modelos na aprendizagem da matemática. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1976.

Downloads

Publicado

04/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 153
  • pdf downloads: 151

Como Citar

MACHADO MAGNUS, M. C.; KÁTIA DA COSTA LEITE, K.; SILVEIRA, E. Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática: Mathematical modeling in/from field education: An analysis of the pedagogical projects of the teaching degree in field education courses with an emphasis on mathematics. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8119. Acesso em: 22 nov. 2024.