Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática

Mathematical modeling in/from field education: An analysis of the pedagogical projects of the teaching degree in field education courses with an emphasis on mathematics

Autores

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação do campo, Formação Inicial de Professores

Resumo

A pesquisa aqui relatada teve por objetivo analisar como os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) com habilitação em Matemática tem abordado, ou não, a Modelagem Matemática. Para tanto, fizemos a análise dos PPC das 13 instituições que ofertam o curso com ênfase em Matemática. Olhamos para esses documentos em busca dos seguintes elementos: disciplina específica sobre Modelagem; Modelagem apresentada/discutida em algum componente curricular; referências bibliográficas de Modelagem. A análise dos dados nos mostra que duas instituições oferecem disciplinas optativas sobre Modelagem e nove apresentam discussões sobre a Modelagem como conteúdo ou nas referências bibliográficas de algumas disciplinas ofertadas pelos cursos. Vale destacar que nenhum PPC explicita as relações e a importância da Modelagem para as discussões na/da Educação do Campo.

Palavras-chave: Modelagem Matemática; Educação do Campo; Formação Inicial de Professores.

 

Abstract

The research reported here aimed to analyze how the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) of the Teaching Degree in Field Education (LEdoC) with a qualification in Mathematics have addressed, or not, mathematical modeling. To this end, we analyzed the PPC of the 13 institutions that offer the course with an emphasis on mathematics. We investigated those documents in search of the following elements: a specific curriculum component on modeling, modeling presented/discussed in some curriculum component, and bibliographic references on modeling. Data analysis shows us that two institutions offer optional subjects on modeling, and nine present discussions on modeling as content or in the bibliographical references of some subjects offered. It is worth highlighting that no PPC explains the relationships and importance of modeling for discussions in/from field education.

Keywords: Mathematical modeling; field education; Initial teacher education.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Carolina Machado Magnus, UFSC

Licenciada em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC. Realiza pesquisas na área de modelagem matemática, saberes locais e educação do campo. É membro do GT10 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática e Educação do Campo (GEPMMEC). Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8833378888046394; e-mail: maria.carolina.magnus@ufsc.br; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2834-9293

Kátia Kátia da Costa Leite, UFSC

Doutoranda Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática e Educação do Campo- GEPMMEC. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Licenciada em Educação do Campo- Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1193253032193240; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9032-9680; E-mail: katyta.dacosta@gmail.com

Everaldo Silveira, UFSC

Graduado em Licenciatura em Matemática, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC. Como pesquisador tem concentrado esforços no campo da Educação Matemática em duas frentes. Uma ligada à utilização de materiais manipulativos no ensino de matemática e outra ligada à Modelagem na Educação Matemática na formação de professores que ensinam Matemática nos mais variados níveis de ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3113132549353959; E-mail: evederelst@gmail.com; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2113-2227

 

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Publicado

04/06/2024
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Como Citar

MACHADO MAGNUS, M. C.; KÁTIA DA COSTA LEITE, K.; SILVEIRA, E. Modelagem Matemática na/da Educação do Campo: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática: Mathematical modeling in/from field education: An analysis of the pedagogical projects of the teaching degree in field education courses with an emphasis on mathematics. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8119. Acesso em: 26 dez. 2024.