A Pesquisa-Ação e a criação da Universidade Popular Comunitária (UPC)
Action research and the creation of the Popular Community University (UPC)
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa-Ação, Universidade Popular ComunitáriaResumo
Este artigo apresenta um relato sobre a Universidade Popular Comunitária (UPC) e sua atuação entre os anos de 2002 e 2010. A UPC foi uma forma diferenciada de ofertar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a pessoas dos bairros periféricos da cidade de Cuiabá-MT. Para colocar em prática esse projeto, a Secretaria de Educação do Município (SME), com a participação dos futuros professores da UPC e de representantes das comunidades, realizou uma ampla pesquisa-ação nos bairros onde seriam instalados os campi, buscando conhecer o perfil da população, seus anseios e necessidades. Essa metodologia permitiu um maior contato e envolvimento entre os gestores, docentes e comunidade, além de ter sido fundamental para o sucesso das atividades desenvolvidas na UPC.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Pesquisa-Ação; Universidade Popular Comunitária.
AbstractThis article presents a report on the Popular Community University (UPC) and its activities between 2002 and 2010. The UPC was a different way of offering Youth and Adult Education (EJA) to people in the peripheral neighborhoods of the city of Cuiabá -MT. To put this project into practice, the Municipal Department of Education (SME), with the participation of future UPC teachers and community representatives, carried out extensive action research in the neighborhoods where the campi would be located, seeking to understand the profile of the population, their desires and needs. This methodology allowed greater contact and involvement between managers, teachers, and the community, in addition to being fundamental to the success of the activities developed at UPC.Key words: Youth and Adult Education; Action Research; Popular Community University.
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