Ideias para resolução de problemas ambientais por estudantes do Ensino Fundamental
Ideas for solving environmental problems by Elementary School students
Palavras-chave:
Problemas Ambientais, Educação Ambiental, Resolução de Problemas AmbientaisResumo
A demanda por uma sociedade mais sustentável é urgente. Para isso, é requerida a formação de cidadãos conscientes de sua própria responsabilidade por condutas mais ecológicas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar a geração de ideias de estudantes do Ensino Fundamental para resolução de problemas ambientais descritos em dois cenários. Participaram do estudo 43 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental que fizeram parte de um Programa de Educação Ambiental. A análise dos dados foi realizada por meio do Programa SPSS e da Análise de Conteúdo, com o suporte do instrumento PARCPA. Os principais achados apontam que, para resolução do problema da escassez de água potável, a maior parte das ideias geradas pelos participantes relacionam-se a condutas sustentáveis frugais de práticas que evitam o desperdício de água. Para resolução do problema das queimadas, todas as respostas foram associadas a condutas pró-ecológicas, principalmente no que se refere a ações de proteção à natureza.
Palavras-chaves: Resolução de Problemas Ambientais; Educação Ambiental; Estudantes do Ensino Fundamental.
Abstract
The demand for a more sustainable society is urgent. For this, it is necessary to develop citizens who are aware of their own responsibility for more ecological behaviors. In this context, the objective of this study was to analyze the generation of ideas by elementary school students for solving environmental problems described in two scenarios. Forty-three 4th grade elementary school students who were part of an Environmental Education Program participated in the study. Data analysis was conducted using SPSS software and Content Analysis, supported by the PARCPA instrument. The main findings indicate that, for solving the problem of potable water scarcity, most ideas generated by participants were related to frugal sustainable practices aimed at avoiding water waste. To address the issue of wildfires, all responses were associated with pro-ecological behaviors, particularly in terms of actions to protect nature.
Keywords: Environmental Problem Solving; Environmental Education; Elementary School Students.
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