Alimentação e educação escolar quilombola: saberes e práticas construídos para uma educação emancipatória

Meals and quilombola school education: knowledge and practices built for an emancipatory education

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular; Alimentação Escolar Quilombola; Pedagogia Engajada.

Resumo

os movimentos quilombolas são importantes agentes na luta pela educação antirracista, incluindo a alimentação escolar. Nesse contexto, destacamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, que reconhecem a alimentação e a educação culturalmente referenciadas como essenciais para a preservação dos conhecimentos históricos dessas comunidades. O objetivo deste trabalho é compartilhar o potencial da educação popular (EP), a partir das percepções de gestores de escolas quilombolas, como estratégia de luta para que a alimentação e a educação nessas escolas sejam socioculturalmente referenciadas. Essas percepções demonstram a importância da EP no processo de ensino e aprendizagem e no letramento político como fundamentais para a equidade, para a justiça social e para a efetivação de uma educação como prática emancipatória, com o objetivo de transformação social.

Palavras-chave:  Educação Popular; Alimentação Escolar Quilombola; Pedagogia Engajada.

 

Abstract: the quilombola movements are important agents in the fight for anti-racist education, including school meals. In this context, we highlight the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education that recognize culturally referenced food and education as essential for the preservation of the historical knowledge of these communities. The objective of this work is to share the potential of popular education (PE), based on the perceptions of managers of quilombola schools, as a strategy to fight for food and education in these schools to be socioculturally referenced. These perceptions demonstrate the importance of PE in the teaching and learning process and in political literacy, as fundamental for equity, social justice and in the implementation of education as an emancipatory practice with the objective of social transformation.

Keywords: Popular Education; Quilombola School Meals; Engaged Pedagogy.

 

 

 

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Biografia do Autor

Debora Silva do Nascimento Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialista em Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz); graduada em Nutrição (UFRJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão CulinAfro.  Email:  debora.snlima@gmail.com                          

Orcid: https://orcid.org/0009-0003-4884-2100

 

Rute Ramos da Silva Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Instituto de Alimentação e Nutrição e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Educação em Ciências e Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão CulinAfro. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e indígena Clarissa Gomes da Silva.

 Email: ruteatsoc@gmail.com      Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3865-5956

 

 

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

SILVA DO NASCIMENTO LIMA, D.; RAMOS DA SILVA COSTA, R. Alimentação e educação escolar quilombola: saberes e práticas construídos para uma educação emancipatória: Meals and quilombola school education: knowledge and practices built for an emancipatory education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8075. Acesso em: 22 nov. 2024.