Contribuições do arquivo da Missão Salesiana de Mato Grosso para a História da Educação

Contribución del archivo de Misión Salesiana del Mato Grosso hacia la Historia de la Educación

Autores

Palavras-chave:

Arquivo escolar; Documentos; Instituição escolar.

Resumo

O presente artigo discute como os arquivos escolares se constituem em locais importantes para a pesquisa em História da Educação. Ele se baseia na experiência de pesquisa empreendida sobre o arquivo da Congregação Salesiana, de Campo Grande/MS. A discussão acerca do arquivo dessa Instituição está aliada a um referencial teórico voltado para a História, História da Educação e Arquivologia. As instituições escolares se apresentam como espaços portadores de fontes de informações fundamentais para a formulação de pesquisas, interpretações e análises, as quais permitem a compreensão do processo de ensino, da cultura escolar e da História da Educação. Nesta pesquisa, foi possível localizar documentos importantes para o estudo da história da instituição e de sua cultura escolar, bem como mostrar as possibilidades e os limites do uso desses documentos para a pesquisa em História da Educação.

Palavras-chave: Arquivo escolar; Documentos; Instituição escolar.

 

Resumen

Este artículo analiza cómo los archivos escolares son lugares importantes para la investigación de la historia de la educación. Se basa en la experiencia de investigación realizada en el archivo de la Congregación Salesiana de Campo Grande/MS. La discusión sobre los archivos de esta institución se alía a un marco teórico centrado en la Historia, la Historia de la Educación y la Archivología. Las instituciones escolares son fuentes de información fundamentales para la investigación, interpretación y análisis, que permiten comprender el proceso de enseñanza, la cultura escolar y la historia de la educación. En esta investigación fue posible localizar documentos importantes para el estudio de la historia de la institución y de su cultura escolar, así como mostrar las posibilidades y límites de la utilización de estos documentos para la investigación en Historia de la Educación.

Palabras clave: Archivo escolar; Documentación; Institución escolar.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana de Oliveira Barbosa , UEM

Graduada em História pela UFMS – Nova Andradina; Especialista em Revoluções e Movimentos Sociais pela UEM – Maringá; Mestra em Educação pela UEMS – Paranaíba (financiamento CAPES); Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação e do Ensino de Leitura e Escrita (GEPHEELE). Membro do GEPHEB (Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira) e GEPEGEDI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade). E-mail: ala_ol@hotmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5239-1259

 

Ewerton de Jesus Vieira, UEM

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, especialização em Ciências Humanas e licenciatura plena em Filosofia pela PUCPR. Participou do programa PIBIC, com a opção para iniciação científica voluntária, com o projeto de pesquisa intitulado: As Ideias de Modernização na Revista La Edad de Oro de José Martí. Participou novamente do programa PIBIC, com o projeto de pesquisa intitulado: O Vivenciar da Morte na Perspectiva de Sêneca. Foi monitor no programa de monitoria da PUCPR e monitor especial de curso de graduação na UNESPAR, campus de Paranavaí. Participou por duas gestões do Centro Acadêmico de Filosofia. Foi professor voluntário da disciplina de Sociologia no cursinho pré-vestibular Renovação. Cursou a disciplina de Filosofia Política I, como aluno especial no programa de pós-graduação em Filosofia na UEM. Professor PSS em 2022, pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. E-mail: ewerton.jcorrea@gmail.com  / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2864-863X

 

Jhonatan Diógenes de Oliveira Alves, UEM

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar); Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras FACEL; Especialista em Tradução e Interpretação de LIBRAS pela Faculdade São Fidelis (FSF) e Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e Especialista em Metodologias Ativas pela Univali. Atualmente trabalha como Professor-tutor dos cursos de Graduação EaD da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em contratações como Professor Conteudista em cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD. E-mail: jhol_110@hotmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4801-3321

Referências

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação. História da Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 55, p. 279-292, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/dcPv7JR63SgBGGHzcX9TxzM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2023.

BONATO, Nailda Marinho da Costa. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 10, p. 193-220, jul./dez. 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5761/576161079010.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e Imagem. Bauru: Edusc, 2004.

DICIONÁRIO brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/dicionrio_de_terminologia_arquivistica.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

FURTADO, Alessandra Cristina. Os arquivos escolares e sua documentação: possibilidades e limites para a pesquisa em História da Educação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, p. 145-159, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42357. Acesso em: 20 dez. 2023.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo; VIDAL, Diana Gonçalves. O centro de memória da educação USP: acervo documental e pesquisas em história da educação. In: MENEZES, Maria Cristina (org.). Educação, Memória, História. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 179-186.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

MOGARRO, Maria João. Arquivos e Educação. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, n. 10, p. 75-99, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38647. Acesso em: 20 dez. 2023.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. In: SANTOS, Ademir Valdir dos; VECHIA, Ariclê (org.). Cultura escolar e história das práticas pedagógicas. Curitiba: UTP, 2008. p. 13-31.

PEREIRA, Maria Apparecida Franco. Uma abordagem da história das instituições educacionais: a importância do arquivo escolar. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 11, n. 2, p. 85-90, maio/ago. 2007. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/5696. Acesso em: 19 dez. 2023.

PINSKY, Carla Bassanezí et al. Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Editora contexto, 2008.

SÁ, Elizabeth Figueiredo de; BARROS, Fernanda. Entre vestígios e sinais: a construção da história do instituto Pestalozzi-Campo Grande (1915-1930). In: SILVA, Alexandra Lima da (org.). Sujeitos em movimento: instituições, circulação de saberes, práticas educativas e culturais. Curitiba: Appris, 2018. p. 199-210.

SANTOS, Cristian. Os arquivos das primeiras prelazias e dioceses brasileiras no contexto da legislação e práticas arquivísticas da Igreja Católica. 2005. 239 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2005.

Downloads

Publicado

01/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • pdf downloads: 22

Como Citar

OLIVEIRA BARBOSA , A. de; DE JESUS VIEIRA, E.; DIÓGENES DE OLIVEIRA ALVES, J. Contribuições do arquivo da Missão Salesiana de Mato Grosso para a História da Educação: Contribución del archivo de Misión Salesiana del Mato Grosso hacia la Historia de la Educación. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8069. Acesso em: 12 jul. 2024.