Desafios e avanços vivenciados na alfabetização em Guarinos-GO com o programa Alfamais Goiás

Challenges and advances experienced in literacy in Guarinos-GO with the Alfamais Goiás program

Autores

Palavras-chave:

letramento; alfabetização; AlfaMais Goiás

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é descrever os principais desafios e avanços vivenciados para alfabetizar a turma do primeiro ano na Escola Municipal Gotinhas do Saber utilizando o livro Leitura, Escrita e Interpretação na Alfabetização (LEIA). O Programa AlfaMais Goiás busca reduzir os índices de alfabetização incompleta e o letramento insuficiente entre os estudantes das redes públicas de ensino, visando assegurar a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental. Foi feita uma pesquisa bibliográfica no banco de dados do Google Acadêmico e da Scielo com os descritores “alfabetização”, “letramento” e “AlfaMais Goiás”. Montamos gráficos para demonstrar a evolução dos alunos e relatamos os pontos principais ao trabalhar as seis vivências na sala de aula. Alguns alunos não conseguem escrever palavras sozinhos, mas houve avanços na turma nas habilidades de leitura e oralidade.

Palavras-chave: Letramento; Alfabetização; AlfaMais Goiás.

 

Abstract

The objective of this experience report is to describe the main challenges and advances experienced in teaching literacy to the first grade class at Escola Municipal Gotinhas do Saber using the book Leitura, Escrita e Interpretação na Alfabetização (LEIA). The AlfaMais Goiás Program aims to reduce incomplete literacy rates and insufficient literacy among students in public education, aiming to ensure literacy up to the 2nd year of Elementary School. Initially, a bibliographical search was carried out in the Google Scholar and Scielo databases using the descriptors “reading and writing”, “literacy” and “AlfaMais Goiás”. We created graphs to demonstrate the evolution of our students throughout the year and reported the main points when working on the six experiences in the classroom. Some students cannot write words by themselves, but there were progress in the class in the abilities of reading and orality.

Keywords: Reading and writing; Literacy; AlfaMais Goiás.

 

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Biografia do Autor

Suelma dos Reis Pereira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (2009). Especialista em Educação Infantil. Professora na Escola Municipal Gotinhas do Saber em Guarinos-GO. E-mail: suelma.guarinos@hotmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-3450-7497.

Gabriela Camargo Silveira, Escola Municipal Gotinhas do Saber

Licenciatura plena em Pedagogia, maio de 2015. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional clínica,  em julho de 2016. Pós-graduação e Especialização em fundamentos para alfabetização e letramento e em psicopedagogia institucional, outubro de 2020. Professora na Escola Municipal Gotinhas do Saber em Guarinos-GO. E-mail: gabi_silveira_gua@hotmail.com. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1981-3058.

Vilma da Penha Souza, Escola Municipal Gotinhas do Saber

Gadruada em licenciatura em letras pela Fundação Universidade do Tocantins UNITINS. Pedagogia -licenciatura plena pela universidade Vale do Acaraú. Especialização em Educação Infantil pela FacUNICAMPS. Professora na Escola Municipal Gotinhas do Saber em Guarinos-GO. E-mail: vilmasouza007@outlook.com. Orcid iD: https://orcid.org/0009-0000-5608-132X.

 

 

Referências

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Publicado

03/12/2024
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Como Citar

DOS REIS PEREIRA ALVES, S.; CAMARGO SILVEIRA, G.; DA PENHA SOUZA, V. Desafios e avanços vivenciados na alfabetização em Guarinos-GO com o programa Alfamais Goiás: Challenges and advances experienced in literacy in Guarinos-GO with the Alfamais Goiás program . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8044. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas