Desafios e avanços vivenciados na alfabetização em Guarinos-GO com o programa Alfamais Goiás
Challenges and advances experienced in literacy in Guarinos-GO with the Alfamais Goiás program
Palavras-chave:
letramento; alfabetização; AlfaMais GoiásResumo
O objetivo deste relato de experiência é descrever os principais desafios e avanços vivenciados para alfabetizar a turma do primeiro ano na Escola Municipal Gotinhas do Saber utilizando o livro Leitura, Escrita e Interpretação na Alfabetização (LEIA). O Programa AlfaMais Goiás busca reduzir os índices de alfabetização incompleta e o letramento insuficiente entre os estudantes das redes públicas de ensino, visando assegurar a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental. Foi feita uma pesquisa bibliográfica no banco de dados do Google Acadêmico e da Scielo com os descritores “alfabetização”, “letramento” e “AlfaMais Goiás”. Montamos gráficos para demonstrar a evolução dos alunos e relatamos os pontos principais ao trabalhar as seis vivências na sala de aula. Alguns alunos não conseguem escrever palavras sozinhos, mas houve avanços na turma nas habilidades de leitura e oralidade.
Palavras-chave: Letramento; Alfabetização; AlfaMais Goiás.
Abstract
The objective of this experience report is to describe the main challenges and advances experienced in teaching literacy to the first grade class at Escola Municipal Gotinhas do Saber using the book Leitura, Escrita e Interpretação na Alfabetização (LEIA). The AlfaMais Goiás Program aims to reduce incomplete literacy rates and insufficient literacy among students in public education, aiming to ensure literacy up to the 2nd year of Elementary School. Initially, a bibliographical search was carried out in the Google Scholar and Scielo databases using the descriptors “reading and writing”, “literacy” and “AlfaMais Goiás”. We created graphs to demonstrate the evolution of our students throughout the year and reported the main points when working on the six experiences in the classroom. Some students cannot write words by themselves, but there were progress in the class in the abilities of reading and orality.
Keywords: Reading and writing; Literacy; AlfaMais Goiás.
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