PROFESSORES COM DEFICIENCIA: VIVÊNCIAS DE IN/EXCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Daiane Thomaz dayanethomaz@hotmail.com
  • Sonia Maria Ribeiro soniaproesa@gmail.com

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer como os professores com deficiência consideram suas vivências de in/exclusão quando na formação inicial, e as contribuições da formação inicial para o trabalho docente. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizou entrevista semiestruturada, como instrumento para coleta de dados, da qual participaram cinco professores com deficiência, recém-formados em cursos de licenciaturas de uma universidade comunitária de Santa Catarina. Os resultados dessa pesquisa sinalizam para a falta de acessibilidade para os professores com deficiência física e que barreiras atitudinais, também estão presentes na universidade. Os dados mostram ainda que os professores quando na universidade contaram com atitudes colaborativas de seus amigos e que isso foi fundamental para que se sentissem incluídos. Destaca-se ainda que ações afirmativas de apoio ao aluno com deficiência na universidade têm contribuído na inclusão social desses acadêmicos que são agora professores.

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Publicado

29/06/2016
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Como Citar

THOMAZ, D.; RIBEIRO, S. M. PROFESSORES COM DEFICIENCIA: VIVÊNCIAS DE IN/EXCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 382–403, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/802. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos