PROFESSORES COM DEFICIENCIA: VIVÊNCIAS DE IN/EXCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Daiane Thomaz dayanethomaz@hotmail.com
  • Sonia Maria Ribeiro soniaproesa@gmail.com

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer como os professores com deficiência consideram suas vivências de in/exclusão quando na formação inicial, e as contribuições da formação inicial para o trabalho docente. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizou entrevista semiestruturada, como instrumento para coleta de dados, da qual participaram cinco professores com deficiência, recém-formados em cursos de licenciaturas de uma universidade comunitária de Santa Catarina. Os resultados dessa pesquisa sinalizam para a falta de acessibilidade para os professores com deficiência física e que barreiras atitudinais, também estão presentes na universidade. Os dados mostram ainda que os professores quando na universidade contaram com atitudes colaborativas de seus amigos e que isso foi fundamental para que se sentissem incluídos. Destaca-se ainda que ações afirmativas de apoio ao aluno com deficiência na universidade têm contribuído na inclusão social desses acadêmicos que são agora professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 179
  • PDF downloads: 154

Como Citar

THOMAZ, D.; RIBEIRO, S. M. PROFESSORES COM DEFICIENCIA: VIVÊNCIAS DE IN/EXCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 382–403, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/802. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos