Educação Ambiental: Via de Acesso à Saúde Única
Environmental Education: Path of Access to One Health
Palavras-chave:
Agenda 2030, Desenvolvimento sustentável, Promoção da saúde, cooperativismo; desenvolvimento; organização comunitária.Resumo
Saúde Única é uma abordagem interdisciplinar que aborda a saúde humana, animal e ambiental como um sistema integrado. Este estudo visa refletir sobre a importância da Educação Ambiental e sua contribuição para o estabelecimento da Saúde Única. A metodologia utilizada, a fim de alcançar o objetivo proposto, foi a revisão integrativa de publicações sobre Educação Ambiental e Saúde Única. Foi possível concluir que há inúmeras possibilidades de aplicação de práticas educativas ambientalmente ajustadas aos temas contemporâneos, como os adensamentos urbanos, as pandemias, epidemias e quanto às emergências climáticas e suas consequências.
Palavras-chave: Agenda 2030; Desenvolvimento sustentável; Promoção da saúde.
Abstract
One Health is an interdisciplinary approach that addresses human, animal and environmental health as an integrated system. This study aims to reflect on the importance of Environmental Education, and its contribution to the establishment of One Health. The methodology used, in order to reach the proposed objective, was the integrative review of publications on Environmental Education and One Health. It was possible to conclude that there are countless possibilities for applying environmentally adjusted educational practices to contemporary themes, such as urban crowding, pandemics, epidemics and climate emergencies and their consequences.
Keywords: Agenda 2030; Sustainable development; Health promotion.
Downloads
Referências
ALVES, P.; PAIVA, F. A. Entre a ausência em Alma-Ata e o Prevsaúde: a atenção primária à saúde no ocaso da ditadura. História, Ciências, Saúde: Manguinhos, Rio de Janeiro, v.28, n.3, set. 2021, p.643-659. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702021000300002.
BAJUR, A. P., CHAVES, A. C. L., DICKMAN, A. G. Cara a cara com os parasitas: um jogo interativo para estudantes cegos. Revista Benjamin Constant: Rio de Janeiro, v. 28, n. 65, 2022. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/892. Acesso em 06 ago. 2023.
BILA, D.M.; DEZOTTI, M. Fármacos no meio ambiente. Revista Química Nova, v. 26, n.4, p. 523-530, 2003. DOI: 10.1590/S0100-40422003000400015.
BRASIL. Lei n° 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 28 abr. 1999, p. 1.
BREGA FILHO, V., COIMBRA, M. Os direitos à saúde da mulher irradiados dos documentos internacionais e do Plano Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Argumenta Journal Law, Jacarezinho, n. 38,p. 263-304, 2022. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/2737/pdf. Acesso em: 08 jul. 2023.
CAMPOS-UGAZ, W. A., LÓPEZ-SAAVEDRA, M. A., LIÑAN-SIERRA, F., ARGANDOÑA-GARAY, R., AGUILAR, O. O. A., HERNÁNDEZ, R. M., VARGAS-RODRIGUÉZ, M. C. Education in environmental health: scientific contributions of the last 20 years. Boletín de Malariología y Salud Ambiental, V. LXII (5), P. 1067-1078, 2022. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2023/05/1434446/603-1736-1-pb.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
CARNEIRO L.A., PETTAN-BREWER C. Pesquisa em Saúde & Ambiente na Amazônia: perspectivas para sustentabilidade humana e ambiental na região. One Health: Conceito, História e Questões Relacionadas – Revisão e Reflexão. Guarujá, SP: Ed. Científica Digital, p. 221-234, 2021.
CALISTRI P., IANNETTI S., DANZETTA M. L., NARCISI V., CITO F., DI SABATINO D., BRUNO R., SAURO F., ATZENI M., CARVELLI A., GIOVANNINI A. Transboundary and Emerging Diseases - The Components of ‘One World – One Health’ Approach. Ed. Wiley Online Library, v. 60, p. 4-13, 2013. https://doi.org/10.1111/tbed.12145.
CARVALHO, B. M. de, PEREZ, L. P., OLIVEIRA, B. F. A. de, JACOBSON L. da, HORTA, M. A., S. A., HACON, S. de S. oenças transmitidas por vetores no Brasil: mudanças climáticas e cenários futuros de aquecimento global. Sustentabilidade em Debate, v. 11, n. 3, p. 383-404. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/33985/28574. Acesso em: 08 ago. 2023.
COSTA, C. A., LOUREIRO, C. F. A Interdisciplinaridade em Paulo Freire: aproximações político-pedagógicas para a educação ambiental crítica. Revista Katállysis, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 111-121, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1414-49802017.00100013.
COSTA , T. de O.; COSTA, F. J. A.; COSTA, R. A. G. da; COTA, E. K.; NICÁCIO, D. L.; VIANA, C. A.; SANTOS, B. C. A.; LEÃO, K. A.; SPÓSITO, P. A. F. Educação em saúde por meio de jogos lúdicos para a prevenção de parasitoses. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 42, 2022. DOI: https://doi.org/10.25248/reac.e10936.2022.
COUTINHO, M. C. C.; RUAS, T. G.; ALVARENGA, J. S. C.; DE CASTRO, M. C.; MARINO, F. P.; DE LOYOLA, V. P. C. M.; MALTRI, R. Uso de jogos didáticos como ferramenta de ensino de doenças parasitárias. Brazilian Journal of Health Review, v. 5, n. 5, p. 19343–19360, 2022. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv5n5-143.
CRISTOVÃO, V. L. L., CABRAL, V. N. de. Literaturas de Língua Inglesa e Educação Ambiental. Calidoscópio, v. 14, n. 1, p. 134-144, 2016. Disonível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.12. Acesso em: 02 ago. 2023.
CRUZ-SILVA, S. C. B. da, MATIAS, R., ANDRADE, L. P. de, & FERREIRA, E. de C. (2023). Educação Ambiental e saúde única na percepção e práticas educativas de educadores de ensino médio. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(1), 279–298. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14126.
CUNHA, C. A. S. Avaliação quanto à cobrança de critérios e práticas sustentáveis nos termos de referência das contratações federais para serviços de desinsetização no exercício de 2018, ano seguinte à vigência da IN n° 05/2017. Revista S&G Journal, v. 18, n. 1, p. 3-13, 2023. DOI: 10.20985/1980-5160.2023.v18n1.1676.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed., 5. reimp. São Paulo: Gaia, 2013.
DIESEL, A., BALDEZ, A. L. S., MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404.
DOWBOR, L. A era do capital improdutivo: por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo : Autonomia Literária, 2017. 313p.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação. UNESP: São Paulo, 2000, 134 p.
FREITAS, M. C. de, MARQUES, J. D. de O., SOUZA, A. J. de. Explorando a Atividade de Campo em Ecossistemas Amazônicos para Discutir Conceitos Relacionados às Mudanças Climáticas Globais. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 2, 2020. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/736. Acesso em 08 ago. 2023.
GOMES, L. G. de O., GOMES, G. O., FODRA, J. D., MASSABNI, A. C. CAVICCHIOLI, M. Zoonoses: as doenças transmitidas por animais. Revista Brasileira Multidisciplinar, v.25, n. 2, p. 158-174. DOI: https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2022.v25i2.1261.
GONZALES, G. M., FERREIRA, E. C. Percepção de universitários de Campo Grande (MS) sobre o descarte de medicamentos domiciliares e seus impactos ao meio ambiente. Revista Ensaios e Ciências, Kroton Educacional, v. 24, n. 4, p. 375-378, 2020.
GOUVEIA, N. L., PEREIRA, F. A. Sequência didática sobre Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos: por uma visão crítica sobre as transformações do ambiente. Revista Cocar, v. 18, n. 36, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6342/2774. Acesso em: 06 ago. 2023.
GURGEL JÚNIOR, F. J. A Educação Ambiental em Volta Redonda instrumentalizada pelas Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 18, n. 52, p. 1-8, 2023. DOI: ttps://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n51.4365.
HUMANOS, ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Sustentabilidade, Meio Ambiente e Responsabilidades. 1 ed. Vitória: Aquarius, 2022.
LIMA, G. F. da C., TORRES, M. B. R., REBOUÇAS, J. P. P. A Educação ambiental crítica brasileira frente às crises contemporâneas: desafios e potencialidades. Revista Brasileira De Educação
Ambiental, v.17, n. 5. p. 117-131, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1414-49802017.00100013.
LIMA, N. T., BUSS, P. M., SOUZA, R. P. A Pandemia da Covid-19: uma crise sanitária e humanitária. In: BUSS, P. M., FONSECA, L. E. (Orgs.). Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio do caminho. Editora Fiocruz, 23 ed., 2020. 360 p.
LIMONGI, J. E., OLIVEIRA, S. V. COVID-19 e a abordagem One Health (Saúde Única): uma revisão sistemática. Rio de Janeiro, RJ: Revista Visa em Debate-FIOCRUZ, v. 8, n. 3, p. 140-146, 2020.
MACKENZIE J. S., JEGGO, M. The One Health Approach—Why Is It So Important? Tropical Medicine and Infectious Disease, 4(2), 88, 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/tropicalmed4020088.
MATOS, P. S. S., SOUTO, L. M. M., PRAZERES, M. B. A. A Responsabilidade Socioambiental Militar: Uma Abordagem do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte Aplicado no CINDACTAIII. In: EL-DEIR, S. G., AGUIAR, W. J., PINHEIRO, S. M. G (Orgs.). Educação ambiental na gestão de resíduos sólidos. Recife: Gampe/UFRPE, 1 ed., 2016.
MENIN, A. (Org). Saúde Única: uma visão sistêmica. 1 ed. Goiânia: Editora Alta Performance, 2021. 69p.
MOREIRA, F. R. C., MORAIS, N. R. L., OLIVEIRA, F. L. M., SOUZA, J. C., LIMA, M. S., COSTA, F. P., MOREIRA, P. V. S. Q., GÓIS, J. K. Avaliação do Conhecimento de Algumas Zoonoses em Alunos de Escolas Públicas nos Municípios de Apodi, Felipe Guerra e Severiano Melo (RN) - Brasil. Holos: Natal, v. 2, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481548604006. Acesso em: 13 ago. 2023.
NACIONES UNIDAS. Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL). Acceso a la información, la participación y la justicia en asuntos ambientales en América Latina y el
DUARTE, R. H. “Turn to pollute”: poluição atmosférica e modelo de desenvolvimento no “milagre” brasileiro (1967-1973). Revista Tempo, v. 21, n. 37, p. 64-87. DOI: https://doi.org/10.1590/TEM-1980-542X2015v213710.
NEIDERUD, C. J. How urbanization affects the epidemiology of emerging infectious diseases. Infection Ecology and Epidemiology - The One Health Journal, v.5:27060, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.3402/iee.v5.27060.
OLIVEIRA, L. D. Cinquenta anos das Conferências Ambientais da Organização das Nações Unidas: qual é o legado para as condições de saúde humana? Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. 12, 2022. DOI: 10.1590/0102-311XPT130522.
OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Tripartido e PNUMA apoiam a definição de "Uma Saúde" da OHHLEP. Disponível em: <https://www.who.int/news/item/01-12-2021-tripartite-and-unep-support-ohhlep-s-definition-of-one-health> Acesso em: 08 jul. 2023.
ONE HEALTH BRASIL. O que é Saúde Única? Disponível em: https://onehealthbrasil.com Acesso em: 06 jul. 2023.
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS . Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano. In: Anais Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. Estocolmo, 6p., 1972.
PRÜSS-USTÜN, A., WOLF, J., CARVÁLAN, C.,BOS, R, NEIRA, M. Preventing disease through healthy environments: A global assessment of the burden of disease from environmental risks. World Health Organization, 2016. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241565196. Acesso em; 02 ago. 2023.
RODRIGUES, S. R., GOMES, S. C. S., LIMA, R. J. C. P., NASCIMENTO, J. X. P. T. Projeto Parasitoses Intestinais em Crianças: prevalência e fatores associados. Revista Ciência em Extensão: São Paulo, v.14, n. 3, p. 50-63. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1587/2063. acesso em 12 ago. 2023.
SANTOS, D. R. V. dos, GONÇALVES, M. T. V., TORRES, D. S., VELOSO, R. M. de S., SANTOS, V. M. A., NUNES, E. dos S., LIMA, A. G. D. Elaboração de Recursos Lúdicos-Didáticos para o Ensino e Prevenção de Parasitoses Intestinais Entre Escolares. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, v. 5., n. 2. 2021. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2389. Acesso em 12 ago. 2023.
SILVA, S. C. B. da C., MATIAS, R., ANDRADE, L. P. de, FERREIRA, E. de C. Revista Brasileira de Educação Ambiental: São Paulo, v. 18, n. 1, p. 279-298, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14126. Acesso em: 02 ago. 2023.
SILVA, F. D. da, ASSUNÇÃO, N. B. de. Gestão e Educação Ambiental: uma relação meio ambiente e saúde. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 9, n. 2, 2019.
SILVA, C. G .A.; COLLINS, C.H. Aplicações de cromatografia líquida de alta eficiência para o estudo de poluentes orgânicos emergentes. Revista Química Nova, v.34, n. 4, p. 665-676, 2011. DOI: DOI: org/10.1590/S0100-40422011000400020.
SINIR. SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Logística reversa. Como funciona? Disponível em: <https://sinir.gov.br/perfis/logistica-reversa> Acesso em 03 agt. 2023.
SOUZA, M., DALCIN, C. B., MACHADO, K. C. Interferências do Meio Ambiente na Saúde da População: relato de experiência. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 10, n. 2, p. 118-122, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/diver.v10i2.58069.
SOUZA, M. M. de., COSTA, da R. V. C. Avaliação do nível de conhecimento dos moradores do Quilombo São José da Serra sobre zoonoses. Revista Fluminense de Extensão Universitária, v. 4 n. 1/2, 2014. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RFEhttp://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RFEU/article/view/576U/article/view/576. Acesso em: 05 ago. 2023.
SOUZA, K. R., SANTOS, M. L. R., GUIMARÃES, I. C. S., RIBEIRO, G. de S., SILVA, L. K. Saberes e práticas sobre controle do Aedes aegypti por diferentes sujeitos sociais na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 34(5), 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00078017.
SUBIRES-MANCERA, M.P., DELGADO-PEÑA, J. J. The Role of Environmental Journalism and Documentaries as a Means of Informal Education for Environmental Citizenship. Environmental Sciences Proceedings, 14(1):12. DOI: https://doi.org/10.3390/environsciproc2022014012.
TENÓRIO, A. K. D. C., TENÓRIO, P. P., OLIVEIRA, L. M. S. R., MOREIRA, M. B. Educação, saúde e meio ambiente: uma relação interdisciplinar. Revista de Educação do Vale do São Francisco, v. 8, n. 15, p. 153-163, 2018.
TOBAR, S., LINGER, C. América Latina e Caribe: entre a Covid-19 e a crise econômica e social. In: BUSS, P. M., FONSECA, L. E. (Orgs.). Diplomacia da Saúde e Covid-19: reflexões a meio do caminho. Editora Fiocruz, 23 ed., 2020. 360 p.
TORRES, J. R., FERRARI, N., MAESTRELLI, S. R. P. Educação Ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freiriana. In: LOUREIRO, C. F. B., TORRES, J. R. (Orgs.): Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.
VIEIRA, R. L. A., SOUZA, H. R. de, SANTOS, M. C. dos, SANTOS, L. B. dos, COSTA, T. da S. O., VIEIRA, R. L. de A., MACHADO, R. dos S. Educação ambiental e saúde pública: concepção de estudantes de ensino fundamental sobre as principais zoonoses. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 6, n. 1, p. 239-250, 2023. DOI:https://doi.org/10.34188/bjaerv6n1-021.
WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Quadripartite Memorandum of Understanding (MoU) signed for a new era of One Health collaboration. Disponível em: <https://www.who.int/news/item/29-04-2022-quadripartite-memorandum-of-understanding-(mou)-signed-for-a-new-era-of-one-health-collaboration> Acesso em: 28 jul. 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 534
- pdf downloads: 257