Análise por meio da categorização das macrotendências da Educação Ambiental em Parques Estaduais da cidade de Campo Grande (MS)

Analysis of the Perspective of Environmental Education in State Parks in the city of Campo Grande (MS) through the categorization of macrotrends.

Autores

Palavras-chave:

educação ambiental, macrotendências, parques estaduais, unidades de conservação

Resumo

A criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação busca a realização do desenvolvimento sustentável para amenizar as relações capitalistas. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental (EA) se faz necessária, pois auxilia na preservação e conservação de unidades de conservação. O trabalho possui como objetivo realizar a análise dos planos de manejo dos parques estaduais de Campo Grande (MS), na concepção das macrotendências. Para isso, foi realizada uma análise dos documentos a partir das seguintes categorias: Conservadora, Pragmática e Crítica. Pelos resultados obtidos, percebe-se nos documentos que a EA é aplicada, predominantemente, na sua forma conservadora e pragmática, com distanciamento das dinâmicas sociais e políticas e sem questionamentos à estrutura social. Nota-se, portanto, que mesmo com as discussões atinentes a esta atualidade, ainda é perceptível uma constância no desenvolvimento da EA em nível superficial e pouco crítica.

Palavras-chave: educação ambiental, macrotendências, parques estaduais; unidades de conservação.

 

Abstract

The creation of the National System of Conservation Units sought to achieve sustainable development to ease capitalist relations. In this perspective, Environmental Education (EA) is necessary, as it helps in the preservation and conservation of conservation units. The objective of this work is to carry out the analysis of the management plans of the state parks of Campo Grande (MS) in the conception of macrotrends. For this, an analysis of the documents was carried out from the following categories: Conservative, Pragmatic and Critical. As a result, it is clear that today EA is applied in a conservative and pragmatic way in documents with a distance from social and political dynamics and without questioning the social structure. It is concluded that even with the discussions correspondent to the present time, a constancy in the development of EA is perceived in a superficial and uncritical way.

Keywords: environmental education, macrotrends, state parks; conservation units.

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Biografia do Autor

Paola Vicentini Boni, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Atualmente doutoranda do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Geografia UFMS-CPTL. Possui licenciatura (2017) e mestrado (2020) pela UFMS. E-mail:paola.boni@ufms.br; orcid: <https://orcid.org/0000-0002-9449-7630>

Mauro Henrique Soares da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Atualmente é Professor Adjunto no Curso de Geografia, na UFMS-CPTL, além de atuar no Programa de Pós-graduação em Geografia (Nível Mestrado e Doutorado) na mesma instituição. É Doutor pela UNESP e possui pós-doutorado na Universidade de Rennes 2. E-mail: mauro.soares@ufms.br; orcid: <https://orcid.org/0000-0001-7710-3153>

 

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Publicado

11/03/2024
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Como Citar

VICENTINI BONI, P.; SOARES DA SILVA, M. H. Análise por meio da categorização das macrotendências da Educação Ambiental em Parques Estaduais da cidade de Campo Grande (MS): Analysis of the Perspective of Environmental Education in State Parks in the city of Campo Grande (MS) through the categorization of macrotrends. Revista Cocar, [S. l.], n. 23, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7942. Acesso em: 29 abr. 2024.