Percepção ambiental e avifauna: representações do ambiente escolar rural
Environmental perception and birdlife: representations of the rural school environment
Palavras-chave:
Espaço rural, Mapas mentais, Educação AmbientalResumo
Compondo parte de uma tese de doutorado, buscou-se uma investigação mais ampla sobre Educação Ambiental no ensino fundamental brasileiro, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as percepções ambientais que os alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola localizada no perímetro rural do município de Campo Grande (MS), possuem do ambiente escolar rural e do táxon das aves. Para o levantamento da percepção desses alunos foram utilizados mapas mentais. A decodificação e a análise dos mapas mentais seguiram o aporte metodológico proposto por Kozel. Nas representações dos alunos predominaram os elementos naturais, contudo são elementos que não caracterizam as particularidades e identidade desta escola. O elemento humano compôs apenas 16,8% dos mapas, o remanescente de Cerrado presente apenas em 5,3% das imagens, e a representação dos setores de produção corresponde a 18,3% dos mapas. Dentre os elementos da paisagem natural se destaca o táxon das aves, sua representação compôs 73% dos mapas mentais, sinalizando que as aves podem ser exploradas como temas geradoras em práticas e programas de EA. As concepções e representações dos educandos são fontes para o planejamento e elaboração de práticas pedagógicas para a educação ambiental.
Palavras-chave: Espaço rural; Mapas mentais; Educação Ambiental.
Abstract
Composing part of a doctoral thesis, a broader investigation was sought on Environmental Education in Brazilian middle education, the present study had the general objective of analyzing the environmental perceptions that students enrolled in the final years of middle education of a school located on the perimeter of the municipality of Campo Grande (MS), have about the rural school environment and the taxon of birds. To survey the perception of these students, mental maps were used. The decoding and analysis of mental maps followed the methodological approach proposed by Kozel. In the students' representations, natural elements predominated, however, they are elements that do not characterize the particularities and identity of this school. The human element made up only 16.8% of the maps, the Cerrado remnant was present in only 5.3% of the images, and the representation of production sectors corresponded to 18.3% of the maps. Among the elements of the natural landscape, the bird taxon stands out, its representation made up 73% of the mental maps, signaling that birds can be explored as generating themes in EE practices and programs. Students' conceptions and representations are sources for planning and developing pedagogical practices for environmental education.
Keywords: Rural space; Mental maps; Environmental education.
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