As pesquisas sobre a Carta da Terra em teses e dissertações da Área de Ensino da CAPES
Investigaciones sobre la Carta de la Tierra en tesis y disertaciones en el Área de Ensino de la CAPES
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, representação interdisciplinar, Carta da Terra, SustentabilidadeResumo
Ainda necessitamos promover condições para que estudantes, professores, sua comunidade escolar e demais instituições sociais possam se comprometer, individualmente ou no coletivo, com a cultura da sustentabilidade, tal como sugerido no documento produzido no Fórum Global Rio-92. Assim emergiu o projeto de pesquisa do qual recortamos a pesquisa bibliográfica realizada no catálogo de teses e dissertações, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Identificamos 398 pesquisas da área de ensino, grande área multidisciplinar, que apresentavam a indicação do documento Carta da Terra. Entretanto, apenas cinco trabalhos discorriam sobre seu emprego como recurso com potencial para promover uma prática interdisciplinar, integrando conhecimentos de pelo menos duas áreas de conhecimento disciplinar. A análise deles possibilitou a construção de um metatexto e orientou o planejamento de ações com potencial para promover a vivência dos princípios da Carta da Terra, no contexto do ensino de ciências.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; representação interdisciplinar; Carta da Terra; Sustentabilidade.
Resumen
Aún necesitamos promover condiciones para que estudiantes, docentes, su comunidad escolar y otras instituciones sociales puedan comprometerse, individual o colectivamente, con una cultura de sostenibilidad, como se sugiere en el documento elaborado por el Foro Global Río-92. Surgió así un proyecto de investigación del cual recortamos la investigación bibliográfica realizada en el catálogo de tesis y disertaciones, que mantiene la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior Identificamos 398 estudios de investigación en el área de enseñanza, una gran área multidisciplinaria, que presentaron el documento de la Carta de la Tierra. Sin embargo, sólo cinco trabajos discutieron su uso como recurso con potencial para promover la práctica interdisciplinaria, integrando conocimientos de al menos dos áreas del saber disciplinar. Su análisis permitió la construcción de un metatexto y guió la planificación de acciones con potencial para promover la vivencia de los principios de la Carta de la Tierra, en el contexto de la enseñanza de las ciencias.
Palabras clave: Enseñanza de las ciencias; representación interdisciplinaria; Carta de la Tierra; Sostenibilidad
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