As potencialidades da formação docente que valorizem o contexto socioambiental e cultural do Ensino Básico brasileiro
The potential of teacher training that values the socio-environmental and cultural context of Brazilian Basic Education
Palavras-chave:
decolonialidade, currículo, educação ambientalResumo
A formação docente no ensino básico brasileiro apresenta inúmeras potencialidades para a valorização dos contextos socioambientais e culturais. Desta forma, o objetivo é analisar as potencialidades do atual currículo de formação de professores (BNC-Formação), bem como da educação básica (BNCC), pertinentes às orientações para o ensino dos temas ambientais e verificar se há valorização do contexto socioambiental e cultural em uma perspectiva decolonial. Em relação à metodologia, será de caráter qualitativo, por meio de uma análise documental, mediante uma perspectiva hermenêutica. Resultados demonstram que a BNCC e BNC-formação (Brasil, 2019) silencia as questões relacionadas à Educação Ambiental. Conclui-se que, buscar uma perspectiva decolonial é uma das formas de implementar um currículo que atenda às demandas sociais, culturais e locais de cada região do país.
Palavras-chave: Decolonialidade; Currículo; Educação Ambiental.
Abstract
Teacher training in Brazilian basic education has countless potential for valuing socio-environmental and cultural contexts. In this way, the objective is to analyze the potential of the current teacher training curriculum (BNC-training), and basic education (BNCC), relevant to the guidelines for teaching environmental themes and to verify whether there is appreciation of the socio-environmental and cultural context in a decolonial perspective. Regarding the methodology, it will be of a qualitative nature, through a documentary analysis, through a hermeneutic perspective. The results demonstrate that the BNCC and BNC-formation (BRAZIL, 2019) silenced issues related to Environmental Education. It is concluded that seeking a decolonial perspective is one of the ways to implement a curriculum that meets the social, cultural and local demands of each region of the country.
Key-words: Decoloniality; Curriculum; Environmental Education.
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