Educação Ambiental Histórico-Crítica: a construção do ser social e o desenvolvimento de uma consciência ecológica para a transformação da sociedade

Historical-Critical Environmental Education: the construction of the social being and the development of an ecological awareness for societal transformation

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, ambiente, educação

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo discutir a Educação Ambiental Histórico-Crítica enquanto referencial para a construção do ser social e para a formação de uma consciência ecológica nos estudantes. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como referenciais a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e o Materialismo Histórico e Dialético. Como resultado, indicamos que uma Educação Ambiental fundamentada na PHC pode contribuir para o propósito em questão, pois discute sua inserção na escola voltada para o processo de formação plena de indivíduos singulares que, ao se apropriarem criticamente dos elementos da cultura, principalmente no que diz respeito às relações das sociedades com o ambiente em que vivem, têm condições objetivas de se formarem para uma prática social transformadora.

Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica; Ambiente; Educação.

 

Abstract

The main objective of this study was to discuss the Historical-Critical Environmental Education as a reference for the construction of the social being and the development of ecological awareness in students. For this, a literature survey was carried out, searching data for the production of the intended knowledge, based on the Historical-Critical Pedagogy and the Historical and Dialectical Materialism. As a result, Environmental Education based on the Historical-Critical Pedagogy can contribute to that purpose, as it discusses its insertion in the school focused on the full production of unique individuals. By critically appropriating the elements of culture, especially the relationships of societies with the environment in which they live, these individuals have objective conditions to develop themselves for transformative social practice.

Keywords: Historical-Critical Pedagogy; Environment; Education.

 

 

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Biografia do Autor

Lilian Giacomini Cruz Zucchini, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Bauru). Professora dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão Ambiental e Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Mundo Novo e professora-orientadora no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Matemática (Mestrado Profissional) da UEMS, unidade de Dourados, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande. E-mail: lilian.giacomini@uems.br / https://orcid.org/0000-0002-7077-5413

Vitor Abrahão Cabral Bexiga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestre em Educação Científica e Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Profecm/UEMS), doutorando bolsista (Capes) pelo programa de pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC/UFMS). Pesquisador na área de Ensino, formação de professores. E-mail: vitor.bexiga@ufms.br / https://orcid.org/0009-0006-7202-8848

Letícia Recalde Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada no curso de licenciatura em Geografia (2014) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mestre (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Doutoranda (2023) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Educação do município de Campo Grande-MS (Reme). E-mail: lerecalde15@gmail.com / Orcid: (https://orcid.org/0000-0003-1425-7328)

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Publicado

11/03/2024
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Como Citar

GIACOMINI CRUZ ZUCCHINI, L.; ABRAHÃO CABRAL BEXIGA, V.; RECALDE COSTA, L. Educação Ambiental Histórico-Crítica: a construção do ser social e o desenvolvimento de uma consciência ecológica para a transformação da sociedade: Historical-Critical Environmental Education: the construction of the social being and the development of an ecological awareness for societal transformation. Revista Cocar, [S. l.], n. 23, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7936. Acesso em: 29 abr. 2024.