O BRINCAR INSTITUCIONALIZADO NO PLAYGROUND DE UM SHOPPING: "ESTÁ PERDENDO TEMPO AQUI DO MEU LADO"

Autores

  • Cláudia Inês Horn cihorn@univates.br
  • Camila Gräbin camila.grabin@gmail.com
  • Carine Birkheuer marinomorsch@hotmail.com

Resumo

Neste artigo, apresenta-se reflexões sobre o brincar, da recreação ao jogo educativo, abordando os seus deslocamentos na instituição escolar e na sociedade atual. Através deste estudo, buscou-se pensar o espaço escolarizado e não escolarizado, assim como as transformações ocorridas na sociedade e na escola. Pretende-se mostrar o quanto o brincar em espaços não escolarizados também ocorre de forma institucionalizada. Portanto, observou-se os modos como as crianças brincam e interagem num playground do shopping de uma cidade do Rio Grande do Sul, sendo este um espaço não escolarizado. Percebe-se o quanto o tempo de brincar está articulado a uma sociedade neoliberal e que a forma de brincar está vinculada com as práticas escolares. O brincar está cada vez mais ligado a objetivos, conteúdos, tempos e espaços delimitados. Defende-se a ideia de um brincar livre de qualquer compromisso, de qualquer coisa que não seja pelo puro prazer do brincar, sentir, experimentar e fantasiar."

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Publicado

28/06/2016
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Como Citar

HORN, C. I.; GRäBIN, C.; BIRKHEUER, C. O BRINCAR INSTITUCIONALIZADO NO PLAYGROUND DE UM SHOPPING: "ESTÁ PERDENDO TEMPO AQUI DO MEU LADO". Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 191–209, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/791. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos