O “Qualis” como critério cienciométrico: possibilidades para a subárea sociocultural e pedagógica da educação física na quadrienal 2017-2020
The “qualis” as scientometric criteria: perspectives for a sociocultural subarea and pedagogic of physical education
Palavras-chave:
Bibliometria, Educação Física, PublicaçõesResumo
Os estudos na área da cienciometria e da bibliometria permitem analisar o surgimento de modelos de avaliação da produção científica, tais como o sistema Qualis da Capes. O objetivo deste artigo é avaliar como esse sistema tem sido usado para entender a produção acadêmico-científica relacionada pela Pós-Graduação em Educação Física, Área 21, e quais são os impactos dessa avaliação para as subáreas sociocultural e pedagógica. Foi feita uma pesquisa com extração de dados da Plataforma Sucupira da Capes, de data sets abertos do Coleta Capes, com 39 programas enquadrados na Área, no quadriênio 2017-2020. Os dados foram inseridos na ferramenta Metabase, versão 0.44.6, e, a partir dela, foram explorados os indicadores de interesse. Os resultados evidenciam que aspectos extrínsecos e intrínsecos à área têm sido desfavoráveis às subáreas sociocultural e pedagógica.
Palavras-chave: Bibliometria; Educação Física; Publicações.
Abstract
The studies in the area of scientometrics and bibliometrics allow us to analyze the emergence of models for evaluating scientific production, such as the Qualis system from CAPES. The objective of this article is to evaluate how this system has been used to understand the academic-scientific production related to the Postgraduate Course in Physical Education, Area 21 and what the impacts of this evaluation are on the sociocultural and pedagogical subareas. Research has been conducted with data extraction from the Capes Sucupira Platform, from open Coleta Capes data sets with 39 programs included in the Area, in the four-year period 2017-2020. The data was entered into the Metabase tool, version 0.44.6, and from there, the indicators of interest were explored. The results show that extrinsic and intrinsic aspects of the area have been unfavorable to the sociocultural and pedagogical subareas.
Keywords: Bibliometric; Physical Education; Publications.
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