Filosofia no ensino médio e cidadania no Sul do Amazonas

Philosophy in High School and citizenship in the South of Amazonas

Autores

DOI:

10.31792/rc.v20i38.7895

Resumo

A filosofia no ensino médio, no Brasil, historicamente, tem passado por momentos de embates para se firmar como uma atividade de formação livre, tendo como horizonte a sabedoria. Assim sendo, este estudo, relacionado ao ensino de filosofia no ensino médio, teve como objetivo analisar o interesse dos estudantes nas aulas de filosofia e o material didático utilizado em uma escola de ensino médio na região Sul do Amazonas. A metodologia escolhida foi de cunho qualitativo, baseada no estudo de caso e em entrevistas semiestruturadas. Para a fundamentação teórica, os recursos utilizados estão referenciados na bibliografia específica e documental. Ressalta-se que, no cenário de desafios encontrados na luta pela inclusão, igualdade e diversidade, o ensino de filosofia apresenta-se como ferramenta significativa de formação e suporte para a convivência e o respeito em terras amazônicas e tem em vista a cidadania.

Palavras-chave: Amazonas; Cidadania; Filosofia no ensino médio.

 

Abstract

Philosophy in High School, in Brazil, has historically gone through moments of clashes to establish itself as a free education activity, having wisdom as its horizon. Thus, this study, related to the teaching of philosophy in High School, aimed to analyse the interest of students in Philosophy classes and the didactic material used in a High School in the South region of Amazonas, Brazil. The methodology chosen was of qualitative nature, based on a case study and semi-structured interviews. For the theoretical foundation, the resources used are referenced in the specific and documentary bibliography. It is emphasised that in the scenario of challenges for inclusion, equality and diversity, the teaching of Philosophy presents itself as a significant tool for education and support for coexistence and respect in Amazonian lands with a view to citizenship.

Keywords: Amazonas; Citizenship, Philosophy in High School.

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Biografia do Autor

Valmir Flores Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Estágio Pós-Doutoral em Educação Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Guarulhos – 2023, em andamento). Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades e na graduação em diversos cursos na área de Filosofia no campus da Universidade Federal do Amazonas em Humaitá-AM, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4130116166946781. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6946-8777. E-mail: valmirfp@ufam.edu.br

 

 

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (GEPPEGE). Endereço eletrônico: jacomini.marcia@unifesp.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4864013782006939;  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2936-3174 E-mail: jacomini.marcia@unifesp.br

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Publicado

30/05/2024
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Como Citar

PINTO, V. F.; JACOMINI, M. A. Filosofia no ensino médio e cidadania no Sul do Amazonas: Philosophy in High School and citizenship in the South of Amazonas. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. DOI: 10.31792/rc.v20i38.7895. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7895. Acesso em: 3 jul. 2024.