Filosofia no ensino médio e cidadania no Sul do Amazonas
Philosophy in High School and citizenship in the South of Amazonas
DOI:
10.31792/rc.v20i38.7895Resumo
A filosofia no ensino médio, no Brasil, historicamente, tem passado por momentos de embates para se firmar como uma atividade de formação livre, tendo como horizonte a sabedoria. Assim sendo, este estudo, relacionado ao ensino de filosofia no ensino médio, teve como objetivo analisar o interesse dos estudantes nas aulas de filosofia e o material didático utilizado em uma escola de ensino médio na região Sul do Amazonas. A metodologia escolhida foi de cunho qualitativo, baseada no estudo de caso e em entrevistas semiestruturadas. Para a fundamentação teórica, os recursos utilizados estão referenciados na bibliografia específica e documental. Ressalta-se que, no cenário de desafios encontrados na luta pela inclusão, igualdade e diversidade, o ensino de filosofia apresenta-se como ferramenta significativa de formação e suporte para a convivência e o respeito em terras amazônicas e tem em vista a cidadania.
Palavras-chave: Amazonas; Cidadania; Filosofia no ensino médio.
Abstract
Philosophy in High School, in Brazil, has historically gone through moments of clashes to establish itself as a free education activity, having wisdom as its horizon. Thus, this study, related to the teaching of philosophy in High School, aimed to analyse the interest of students in Philosophy classes and the didactic material used in a High School in the South region of Amazonas, Brazil. The methodology chosen was of qualitative nature, based on a case study and semi-structured interviews. For the theoretical foundation, the resources used are referenced in the specific and documentary bibliography. It is emphasised that in the scenario of challenges for inclusion, equality and diversity, the teaching of Philosophy presents itself as a significant tool for education and support for coexistence and respect in Amazonian lands with a view to citizenship.
Keywords: Amazonas; Citizenship, Philosophy in High School.
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