A VIOLÊNCIA, A ESCOLA E AS POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO
Resumo
Este artigo analisa alguns aspectos da violência na literatura internacional e na instituição escolar. Considera-se a violência na escola um tema relevante de política educacional, pois afeta a vida da instituição escolar e envolve os atores comprometidos com a educação. Analisa-se a violência derivada das normatizações da escola, as manifestações de violência nas interações interpessoais entre docente e discente e a violência presente na relação do aluno consigo mesmo e no convívio com seus pares. Neste texto, avalia-se que a superação da violência escolar não possa se dar a partir de uma ação isolada, ela depende de uma ação coletiva que envolva as instâncias administrativas, a escola, os professores e os próprios alunos.
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Publicado
28/06/2016
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Como Citar
CHIZZOTTI, A.; PONCE, B. J. A VIOLÊNCIA, A ESCOLA E AS POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 07–30, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/784. Acesso em: 13 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos