A VIOLÊNCIA, A ESCOLA E AS POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO

Autores

  • Antonio Chizzotti anchizo@uol.com.br
    PUC-SP
  • Branca Jurema Ponce tresponces@uol.com.br
    PUC-SP

Resumo

Este artigo analisa alguns aspectos da violência na literatura internacional e na instituição escolar. Considera-se a violência na escola um tema relevante de política educacional, pois afeta a vida da instituição escolar e envolve os atores comprometidos com a educação. Analisa-se a violência derivada das normatizações da escola, as manifestações de violência nas interações interpessoais entre docente e discente e a violência presente na relação do aluno consigo mesmo e no convívio com seus pares. Neste texto, avalia-se que a superação da violência escolar não possa se dar a partir de uma ação isolada, ela depende de uma ação coletiva que envolva as instâncias administrativas, a escola, os professores e os próprios alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/06/2016
Métricas
  • Visualizações do Artigo 318
  • PDF downloads: 238

Como Citar

CHIZZOTTI, A.; PONCE, B. J. A VIOLÊNCIA, A ESCOLA E AS POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO. Revista Cocar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 07–30, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/784. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos