Análise da dinâmica curricular da educação física através das disciplinas eletivas: possibilidades e limites dos currículos diversificados do Ceará

Analyze of curricular process of physical education through the elective disciplines: possibilities and limits of the diverse curriculum of Ceará state

Autores

Palavras-chave:

Currículo diversificado, Disciplinas eletivas, Educação Física

Resumo

O artigo analisou as políticas curriculares da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE), focando-se nas possibilidades e limites do currículo diversificado das disciplinas eletivas da área de educação física. Para a coleta, entrevistamos técnicos responsáveis pela organização do documento curricular conhecido como Catálogos das Eletivas, e as informações foram sistematizadas por meio da análise de conteúdo. As análises permitem as seguintes asserções: nenhum técnico entrevistado tem formação em educação física; eles são membros orgânicos da SEDUC/CE; não há materiais norteadores e tampouco assessoria para a construção dos catálogos; o processo de criação é realizado pelos professores das escolas e os técnicos fazem uma curadoria. Constatamos que o currículo das eletivas é diverso e possibilitador; todavia, limitante, em função das possibilidades de escolha e da curadoria da SEDUC/CE.

Palavras-chave: Educação Integral; Catálogo das Eletivas; Educação Física.

 

Abstract

The article analyzed the curricular policies of the Ceará Department of Education (SEDUC/CE), focusing on the possibilities and limits of the diversified curriculum of elective subjects in the area of ​​Physical Education. For collection, we interviewed technicians responsible for organizing the curricular document known as Elective Catalogs, and the information was systematized through content analysis. The analyzes allow the following assertions: no technician interviewed has academic training in Physical Education; they are organic members of SEDUC/CE; there are no guiding materials or advice for creating the catalogues; the creation process is carried out by school teachers and technicians curate it. We found that the elective curriculum is diverse and enabling; however, limiting, depending on the possibilities of choice and the curatorship of SEDUC/CE.

Keywords: Comprehensive Education; Electives Catalog; Physical Education.

 

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Biografia do Autor

Mônica Vieira Novais, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física e Currículo em Educação Física. E-mail: monicavieiranovais@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0532-8609.

Fabiana Alves de Lucena, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física e Currículo em Educação Física. E-mail: fabylucenabs@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2480-1331.

 

Alvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Professor permanente e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina-PE. É um dos líderes do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF). Realiza pesquisas sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da Educação Física. E-mail: alvaro.millen@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7473-423X.

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Publicado

12/02/2024
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Como Citar

VIEIRA NOVAIS, M.; ALVES DE LUCENA, F.; REGO MILLEN NETO, A. Análise da dinâmica curricular da educação física através das disciplinas eletivas: possibilidades e limites dos currículos diversificados do Ceará : Analyze of curricular process of physical education through the elective disciplines: possibilities and limits of the diverse curriculum of Ceará state. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7741. Acesso em: 28 abr. 2024.