Análise da dinâmica curricular da educação física através das disciplinas eletivas: possibilidades e limites dos currículos diversificados do Ceará
Analyze of curricular process of physical education through the elective disciplines: possibilities and limits of the diverse curriculum of Ceará state
Palavras-chave:
Currículo diversificado, Disciplinas eletivas, Educação FísicaResumo
O artigo analisou as políticas curriculares da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE), focando-se nas possibilidades e limites do currículo diversificado das disciplinas eletivas da área de educação física. Para a coleta, entrevistamos técnicos responsáveis pela organização do documento curricular conhecido como Catálogos das Eletivas, e as informações foram sistematizadas por meio da análise de conteúdo. As análises permitem as seguintes asserções: nenhum técnico entrevistado tem formação em educação física; eles são membros orgânicos da SEDUC/CE; não há materiais norteadores e tampouco assessoria para a construção dos catálogos; o processo de criação é realizado pelos professores das escolas e os técnicos fazem uma curadoria. Constatamos que o currículo das eletivas é diverso e possibilitador; todavia, limitante, em função das possibilidades de escolha e da curadoria da SEDUC/CE.
Palavras-chave: Educação Integral; Catálogo das Eletivas; Educação Física.
Abstract
The article analyzed the curricular policies of the Ceará Department of Education (SEDUC/CE), focusing on the possibilities and limits of the diversified curriculum of elective subjects in the area of Physical Education. For collection, we interviewed technicians responsible for organizing the curricular document known as Elective Catalogs, and the information was systematized through content analysis. The analyzes allow the following assertions: no technician interviewed has academic training in Physical Education; they are organic members of SEDUC/CE; there are no guiding materials or advice for creating the catalogues; the creation process is carried out by school teachers and technicians curate it. We found that the elective curriculum is diverse and enabling; however, limiting, depending on the possibilities of choice and the curatorship of SEDUC/CE.
Keywords: Comprehensive Education; Electives Catalog; Physical Education.
Downloads
Referências
AZEVEDO, J.M.L.; AGUIAR, M.A. Políticas de educação: concepções e programas. In: WITTMANN, L.C.; GRACINDO, R.V. (Coord.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997. Brasília: INEP, 1999. p. 43- 51.
BALL, S. J.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation” of Nacional Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies. London, v. 24, n.2, p. 97-115, 1992.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem política: atuação em escolas secundárias. tradução de Janete Bridon. 2ª edição. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2021.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. 5ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
GOODSON, I. F. Aprendizagem, currículo e política de vida: obras selecionadas de Ivor F. Goodson. Tradução de Daniela Barbosa Henriques. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
KUENZER, A. Z. O ensino médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação & Sociedade, v. 31, p. 851-873, 2010.
LIBÂNEO, J. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento
para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, abr. 2012.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
MALDONADO, D. T.; VELLOSO, L. R. S.; FREIRE, E. S. Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular e Educação Física nos Institutos Federais: contradições societárias e politecnia. Revista Didática Sistêmica, v. 24, n. 2, p. 81-93, 2022.
MILLEN NETO, A. R. Ciclo de políticas, currículo e educação física. Curitiba: Editora CRV, 190 p. 2021. (Coleção Vetores, v. 2)
MCNEELY, C. L. Prescrevendo as políticas nacionais de educação: o papel das organizações internacionais. 1995. In.: Brooke, N. (org.). Marcos históricos na reforma da educação. 1.ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
MORAIS, E. V. Utilizações das escolas de referência em ensino médio pelo governo do estado de Pernambuco: uma análise do programa de educação integral. 2013. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/6YsWyBWZSdFgfSqDVQhc4jm/abstract/?lang=pt> Acesso em: 10 fev. 2022.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 193
- pdf downloads: 203