Produtos educacionais e narrativas (auto)biográficas: O que tem sido produzido nos programas de pós-graduação profissionais da área de Ensino?

Educational products and (auto)biographical narratives: What has been produced in the professional postgraduate programs of the Teaching area?

Autores

DOI:

10.31792/rc.v20i38.7715

Resumo

Este artigo, classificado como Estado da Arte e de natureza qualitativa, tem como objetivo inventariar e analisar produtos educacionais da área de Ensino que adotam narrativas (auto)biográficas como dispositivo para aprendizagem e/ou formação de professores. O mapeamento nos repositórios institucionais dos programas de pós-graduação da área de Ensino identificou 33 produtos educacionais relacionados às palavras-chave: autobiografia(s); contar de si; escrita(s) de si; narrativa(s) de si; e narrativa(s) (auto)biográficas. Esses produtos foram organizados em duas categorias de análise: cursos de formação profissional e materiais didáticos/instrucionais, em atenção a classificação padrão da própria CAPES. Os resultados do mapeamento evidenciam a pluralidade de abordagens didático-pedagógicas com narrativas (auto)biográficas na área de Ensino, mas também destacam a necessidade dos pesquisadores apresentarem orientações claras para viabilizar a replicação dos seus produtos em outros cenários educativos.

Palavras-chave: Produtos Educacionais; Narrativas; Ensino.

 

Abstract

This article, classified as State of the Art and qualitative in nature, aims to inventory and analyze educational products of the Teaching area that adopt narratives (auto)biographical as a device for learning and/ or teacher training. The mapping in institutional repositories of postgraduate programs in the Teaching area identified 33 educational products related to the keywords: autobiography(s); telling of oneself; writing(s) of oneself; narrative(s) (auto)biographical. These products were organized into two categories of analysis: professional training courses and didactic/instructional materials, in attention to the standard classification of CAPES itself. The results of the mapping show the plurality of didactic-pedagogical approaches with (auto)biographical narratives in the but also highlight the need for researchers to provide clear guidelines to enable the replication of their products in other educational scenarios.

Keywords: Educational Products; Narratives; Teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Ensino Tecnológico (IFAM). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Professor do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Amarildo Menezes Gonzaga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutor em Educação: Desenvolvimento Curricular (Universidad de Valladolid). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Referências

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área – Ensino. Brasília, 2019a.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Grupo de Trabalho Produção Técnica. Brasília, 2019b.

BUSS, Cristiano da Silva. O conceito de texto de apoio aos professores enquanto produto educacional dos mestrados profissionais. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13179. Acesso em: 19 out. 2023.

CHAGAS, Janildes Almeida; CRUZ, Elizeu Pinheiro da; CUNHA, Zoraide Portela da. Afrofuturas Escreviventes: Oficinas de Escrita Criativa. 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade) – Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, Caetité, 2022.

CORDEIRO, Robson Vinicius; ALTOÉ, Renan Oliveira. Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 39, p. 253-270, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11627/8159. Acesso em: 25 set. 2023.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

CURI, Edda; GAZIRE, Eliane Scheid; RÔÇAS, Giselle; RIZZATTI, Ivanise Maria; ALVES, João Amadeus Pereira; OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; QUARTIERI, Marli Teresinha; DOMINGUES, Robson José de Souza. Doutorado Profissional: desafios da implantação dos quatro primeiros cursos da área de Ensino. Revista Ciências & Ideia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 217-227, 2021. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1702. Acesso em: 25 set. 2023.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, [S. l.], v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 12 set. 2023.

FREITAS, Rony. Produtos Educacionais na área de Ensino da CAPES: o que há além da forma?. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 5-20, 2021. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1229. Acesso em: 25 set. 2023.

FREITAS, Rony; ALTOÉ, Renan Oliveira. O protagonismo dos Produtos/Processos Educacionais em dissertações de Mestrados Profissionais da Área de Ensino. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 68-93, 2023. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/2076. Acesso em: 25 set. 2023.

GONÇALVES, Carmen Érica Lima de Campos; OLIVEIRA, Carolina de Souza; MAQUINÉ, Gilmara Oliveira; MENDONÇA, Andréa Pereira. (Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 05, n. 10, p. 74-87, 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/500. Acesso em: 25 set. 2023.

MENDONÇA, Andréa Pereira; RIZZATTI, Ivanise Maria; RÔÇAS, Giselle; FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras de. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 8, e211422, 2022. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2114. Acesso em: 22 set. 2023.

NEGRÃO, Felipe da Costa; ANDRADE, Luciani Andrade de; GONZAGA, Amarildo Menezes. Produtos Educacionais e Pesquisa Narrativa: pontos e contrapontos. In: Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas, 9., 2023b. Manaus. Anais [...]. Manaus: IFAM, 2023b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZiN_Wq-nQ_g8ZKlA8sMcfhiM-WjsQUjJ/view. Acesso em: 04 mai. 2024.

PEREIRA, Marcus Vinicius; RÔÇAS, Giselle. Nunca me sonharam: os Programas de Pós-Graduação Profissional da Área de Ensino e seus Produtos e Processos Educacionais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/31462. Acesso em: 22 set. 2023.

RIZZATTI, Ivanise Maria; MENDONÇA, Andréa Pereira; MATTOS, Francisco; RÔÇAS, Gisele; SILVA, Marcos André B Vaz da; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de S; OLIVEIRA, Rosemary Rodrigues de. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO: Docência em Ciências. Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657. Acesso em: 22 set. 2023.

SILVA, Ronison Oliveira da; Amazonas-Passos, Mirlândia Regina; RIVERA, José Anglada; Nascimento-e-Silva, Daniel. E-books como produtos educacionais: definição e tópicos de construção segundo o método científico-tecnológico. In: DICKMANN, Ivo (Org.). Mosaico Temático. Chapecó: Editora Livrologia, 2020. p. 161-181.

Downloads

Publicado

03/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 84
  • pdf downloads: 42

Como Citar

DA COSTA NEGRÃO, F.; MENEZES GONZAGA, A. Produtos educacionais e narrativas (auto)biográficas: O que tem sido produzido nos programas de pós-graduação profissionais da área de Ensino? Educational products and (auto)biographical narratives: What has been produced in the professional postgraduate programs of the Teaching area?. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. DOI: 10.31792/rc.v20i38.7715. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7715. Acesso em: 3 jul. 2024.