Narrativas insurgentes: decolonizando conhecimentos e entrelaçando as infâncias na contemporaneidade

Narrativas insurgentes: descolonizando saberes y entrelazando infancias en la época contemporánea

Autores

Palavras-chave:

Decolonização, Infâncias, Narrativas infantis

Resumo

Este ensaio apresenta uma breve discussão sobre as narrativas infantis enquanto expressões singulares e coletivas inerentes à condição histórica humana, capazes de elaborar sentidos e estruturar uma proposta de ação decolonial. Para a análise é adotada a seguinte questão central: como as narrativas infantis podem impulsionar ações educativas decoloniais na contemporaneidade? A partir de uma revisão de literatura ancorada notadamente nos trabalhos de Catherine Walsh (2013), Paulo Freire (1974, 2016, 2019), Maria Passeggi (2009, 2014) e Jorge Larrosa (2006, 2010), concebem-se as referidas narrativas como um sistema simbólico, depreendendo-se que elas podem ser valorizadas para auxiliar no processo de descolonização, proporcionando a crianças e professores leituras insurgentes e conexões com diferentes culturas, identidades e realidades, ampliando as compreensões das quais emerge o devir.

Palavras-chave: Decolonização; Infâncias; Narrativas infantis.

 

Resumen

Este ensayo presenta una breve discusión sobre las narrativas infantiles como expresiones singulares y colectivas inherentes a la condición histórica humana, capaces de elaborar significados y estructurar una propuesta de acción decolonial. En el análisis se adopta la pregunta central: ¿cómo pueden las narrativas infantiles impulsar acciones educativas decoloniales en la época contemporánea? A partir de una revisión bibliográfica anclada notablemente en los trabajos de Catherine Walsh (2013), Paulo Freire (1974, 2016, 2019), Maria Passeggi (2009, 2014) e Jorge Larrosa (2006, 2010), estas narrativas se conciben como un sistema simbólico, asumiendo que pueden ser valoradas para ayudar en el proceso de descolonización, brindando a niños y docentes lecturas insurgentes y conexiones con diferentes culturas, identidades y realidades, ampliando los entendimientos de los cuales emerge el futuro.

Palabras clave: Descolonización; Infancias; Narrativas infantiles.

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Biografia do Autor

Aldaci Santos Lopes, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) do Departamento de Educação I- DEDC I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Infantil – Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED). Membro do Grupo de Pesquisa Formacce Infância, Linguagens e EJA (FORINLEJA).  E-mail: aldaeduc@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6417-737X.

Tânia Maria Hetkowski , Universidade do Estado da Bahia

Tânia Maria Hetkowski       
Doutora em Educação.  Pós-Doutora em Educação e Informática (UChile). Pós-Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pró-Reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG/UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa GEOTEC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8171755375557958. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5793-7898. E-mail: taniah@uneb.br.

Ana Paula Silva da Conceição, Universidade do Estado da Bahia

Ana Paula Silva da Conceição         
Doutora em Educação (UFBA). Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Programa de Pós-graduação PPGeduC/DEDC-I/UNEB. Atual Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD (UNEB/UNEAD). Líder do Grupo de Pesquisa Formacce Infância, Linguagens e EJA (FORINLEJA).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1046523714656312. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6958-7749. E-mail: apsconceicao@uneb.br.

 

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Publicado

24/02/2024
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Como Citar

SANTOS LOPES, A.; HETKOWSKI , T. M.; CONCEIÇÃO, A. P. S. da. Narrativas insurgentes: decolonizando conhecimentos e entrelaçando as infâncias na contemporaneidade: Narrativas insurgentes: descolonizando saberes y entrelazando infancias en la época contemporánea . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7691. Acesso em: 3 jul. 2024.