Experiências literárias como mobilizadoras de práticas educativas e sensibilidades
Literary experiences as mobilizers of educational practices and sensitivities
Palavras-chave:
Sensibilidades, Experiências Literárias, Práticas EducativasResumo
Nossa inquietação iniciou com a indagação: a literatura pode contribuir para a nutrição das sensibilidades, identificando potencialidades e fragilidades de estudantes e professores? A partir de então e amadurecendo o questionamento, definimos como objetivo reverberar a literatura como propulsora de experiências estéticas com professores/as do Ensino Médio para conviverem em ambiente afetivo, potencializado por práticas educativas sensíveis. A pesquisa de viés narrativo aconteceu com a participação de quatro professoras da Rede Pública Estadual, tendo como base a realização de três Ateliês Literários. Os processos/resultados nos indicaram que as experiências estéticas com a Literatura mobilizam a percepção humana, possibilitam reflexões sobre os processos formativos e contribuem para práticas educativas voltadas a uma educação pelo sensível.
Palavras-chave: Sensibilidades; Experiências; Práticas Educativas.
Abstract
Our concern began with the question: can literature contribute to the nutrition of sensitivities, identifying potential and weaknesses of students and teachers? From then on and maturing the questioning, we defined as an objective to reverberate the Literature as propelling aesthetic experiences with high school teachers to live in an affective environment, enhanced by sensitive educational practices. The research of narrative bias happened with the participation of four teachers of the State Public Network, based on the realization of three Literary Workshops. The processes/results indicated that aesthetic experiences with literature mobilize human perception, enable reflections on training processes and contribute to educational practices aimed at education by the sensitive.
Keywords: Sensitivities; Experiences; Educational Practices.
Downloads
Referências
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de si narrativa do outro como construção epistêmo-empírica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; DA CUNHA, Jorge Luiz; VILLAS BÔAS, Lucia (org.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos espistêmicos-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018. p. 25-49.
ALMEIDA, Rogério. A literatura e seu aspecto formativo. Revista Relig@re, [João Pessoa], v. 8, n. 2, p. 127-138, 2011.
BACH, Richard. Longe é um lugar que não existe. Rio de Janeiro: Record, 1979.
BACH, Richard. Fernão Capelo Gaivota. Rio de Janeiro: Record, 2006.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CAMPBELL, Joseph. As máscaras de Deus: mitologia primitiva. São Paulo: Palas Athena, 2010.
CANDIDO, Antonio. A literatura e formação do homem. In: CANDIDO, Antonio; DANTAS, Vinicius (org.) . Textos de Intervenção. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2002. p. 77-92.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
CELORIO, José Aparecido. Narrativas e imaginários de professoras readaptadas: rumo a uma pedagogia da observância. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.
CELORIO, José Aparecido. Pedagogia da Observância e (Auto)formação: (re)imaginar as nossas ruínas existenciais. In: CHAVES, Iduina Mont’Alverne Braun; ALMEIDA, Rogério de (org.). 100 anos Gilbert Durand. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 221-237.
CELORIO, José Aparecido. Processos (auto) formadores e docência: vias para a compreensão de algumas faces do mal-estar na educação. In: PAINI, Leonor Dias; CHICARELLE, Regina de Jesus; CELORIO, José Aparecido (org.). PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores, dialogicidade entre a Educação Básica e a Universidade: compartilhando saberes. 1. ed., Maringá: Massoni Gráfica editora, 2019. p. 269-284.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Tradução: Anne Marie Milon Oliveira. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 38-47, set.-dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 set. 2023.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Tradução: Maria Carolina Nogueira Dias e Helena C. Chamlian. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GxgXTXCCBkYzdHzbMrbbkpM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 set. 2023.
DUARTE Jr. João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5. ed. Curitiba: Criar Edições, 2001.
FACCO, Marta Lucia Cargnin. Reflexões sobre o ateliê como lugar/espaço em processos de criação em artes visuais. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 10, n. 2, p. 213-227, mai./ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/26890. Acesso em: 23 set. 2023.
FERNANDES, Paulo Roberto. O segredo do vampiro: o que a palavra não revela. Joinville: Editora Areia, 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2003.
GERALDI, João W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
HILLMAN, James. Re-vendo a psicologia. Tradução: Gustavo Barcellos. Petrópolis: Vozes, 2010. (Coleção Reflexões Junguianas).
IANNONE, Leila Rentroia. Eu gosto tanto de você. Rio de Janeiro: Moderna, 1988.
MAFFESOLI, Michel. Ecosofia: uma ecologia para nosso tempo. Tradução: Fernado Santos. São Paulo: Edições SESC, 2021.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução: Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MEIRA, Marly; PILLOTTO, Silvia. Arte, afeto e educação: a sensibilidade na ação pedagógica. 2. ed. rev. Porto Alegre: Zouk, 2022.
MORIN, Edgar. O Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
MORIN, Edgar. O paradigma perdido: a natureza humana. Lisboa: Europa-América, 1973.
NUCCIO, Ordine. A utilidade do inútil – um manifesto. Tradução: Luiz Carlos Bombassaro. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. R. Educ. Públ., Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 289-305, maio/ago. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/repub/v20n43/v20n43a06.pdf . Acesso em: 23 set. 2023.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007.
RICOEUR, Paul. Hermenêutica e Ideologias. Petrópolis: Vozes, 2008.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina / Ed. da UFRGS, 2016.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
WERNER, Luciana Rodrigues. A leitura literária: um caminho para a humanização do sujeito. 2017. 123 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187079/PPLE0017-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y . Acesso em: 18 maio 2023.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 81
- pdf downloads: 56