Experiências literárias como mobilizadoras de práticas educativas e sensibilidades

Literary experiences as mobilizers of educational practices and sensitivities

Autores

Palavras-chave:

Sensibilidades, Experiências Literárias, Práticas Educativas

Resumo

Nossa inquietação iniciou com a indagação: a literatura pode contribuir para a nutrição das sensibilidades, identificando potencialidades e fragilidades de estudantes e professores? A partir de então e amadurecendo o questionamento, definimos como objetivo reverberar a literatura como propulsora de experiências estéticas com professores/as do Ensino Médio para conviverem em ambiente afetivo, potencializado por práticas educativas sensíveis.  A pesquisa de viés narrativo aconteceu com a participação de quatro professoras da Rede Pública Estadual, tendo como base a realização de três Ateliês Literários. Os processos/resultados nos indicaram que as experiências estéticas com a Literatura mobilizam a percepção humana, possibilitam reflexões sobre os processos formativos e contribuem para práticas educativas voltadas a uma educação pelo sensível.

Palavras-chave:  Sensibilidades; Experiências; Práticas Educativas.

 

 

Abstract

Our concern began with the question: can literature contribute to the nutrition of sensitivities, identifying potential and weaknesses of students and teachers? From then on and maturing the questioning, we defined as an objective to reverberate the Literature as propelling aesthetic experiences with high school teachers to live in an affective environment, enhanced by sensitive educational practices.  The research of narrative bias happened with the participation of four teachers of the State Public Network, based on the realization of three Literary Workshops. The processes/results indicated that aesthetic experiences with literature mobilize human perception, enable reflections on training processes and contribute to educational practices aimed at education by the sensitive.

Keywords:  Sensitivities; Experiences; Educational Practices.

 

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Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professora no PPGE - Mestrado/Doutorado em Educação pela UNIVILLE; Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE. Pós-doutorado no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO,  Portugal. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná. Graduada em Educação Artística pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. E-mail: pillotto0@gmail.com . Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4497-2285

Paulo Roberto Fernandes, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Professor da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Mestrando em Educação, linha de pesquisa Currículo, Tecnologias e Práticas Educativas, na Universidade de Região de Joinville – UNIVILLE. Pesquisador membro do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE/UNIVILLE. Graduado em Letras licenciatura plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, também pela UNIVILLE, Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Escritor e autor dos livros “O segredo do vampiro: o que a palavra não revela” (2019) e “Martinha: filha de Gabriel” (2022) ambos pela Editora Areia de Joinville. E-mail: dr26713@gmail.com . Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9410-6559

Rogério de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Coordena o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação Cultura) e o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura). Pós-doutoramento na Universidade do Minho, Portugal. Doutor em Educação e Livre-Docente em Cultura e Educação pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Letras (1997). Trabalha com temas ligados a Cinema, Literatura, Filosofia da Educação e Imaginário. E-mail: rogerioa@usp.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6720-1099

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Publicado

11/12/2023
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Como Citar

PILLOTTO, S. S. D.; FERNANDES, P. R.; ALMEIDA, R. de. Experiências literárias como mobilizadoras de práticas educativas e sensibilidades: Literary experiences as mobilizers of educational practices and sensitivities. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7671. Acesso em: 16 maio. 2024.

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