Desenho animado em Libras: perspectivas de ensino de segunda língua para crianças ouvintes

Cartoons in Libras: perspectives on teaching second language to hearing children

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Recurso midiático, Desenho animado

Resumo

Este artigo objetiva apresentar considerações docentes acerca do ensino da Libras para crianças ouvintes do Ensino Fundamental I. Utilizamos nesse estudo o desenho animado Min e as mãozinhas como recurso pedagógico audiovisual para inserção da Libras como segunda língua para alunos ouvintes. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, realizada em uma escola pública, da Paraíba-PB, com uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I, anos iniciais, realizada no ano de 2022. Adotamos a abordagem vygotskiana sobre o desenvolvimento infantil, relacionando-a aos recursos midiáticos com a presença da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Nessa perspectiva evidenciou-se que a utilização do recurso lúdico midiático se coloca como uma ferramenta para o ensino da Libras, ampliando a utilização desta língua, quando aplicado numa perspectiva interativa, com foco em eventos discursivos contextualizados.

Palavras-chave: Educação Especial; Recurso midiático; Desenho animado.

 

Abstract
This article presents teachers' considerations about teaching Libras to hearing children in Elementary School. This study used the cartoon 'Min and the Little Hands' as an audiovisual teaching resource to introduce Libras as a second language for hearing students. It is a collaborative-action research project in a public school in Paraíba-PB developed in an elementary school class in 2022. We adopted the Vygotskian approach to child development, relating it to media resources and sign language brazilian. From this perspective, the study evidences that using playful media resources is a tool for teaching sign language, broadening the use of the language when applied from an interactive perspective, focusing on contextual discursive contextualized discursive events.

Keywords: Special Education; Media resource; Cartoon.

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Biografia do Autor

Francyllayans Karla    da Silva Fernandes , Universidade de Pernambuco

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, P. Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora assistente de Libras, Educação Inclusiva e Estágio no Departamento de Pedagogia, na Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Garanhuns-Pernambuco, Brasil. E-mail: francyllayans.karla@upe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9690-464X

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos

Pós-doutoranda Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Pedagogia em Educação Especial pela PUCCAMP. Professora Adjunta III da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Psicologia e vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças. E-mail: vanessamartins@ufscar.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3170-293X. 

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Publicado

13/12/2023
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Como Citar

 DA SILVA FERNANDES , F.; DE OLIVEIRA MARTINS, V. R. Desenho animado em Libras: perspectivas de ensino de segunda língua para crianças ouvintes: Cartoons in Libras: perspectives on teaching second language to hearing children. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7583. Acesso em: 21 dez. 2024.