Desenho animado em Libras: perspectivas de ensino de segunda língua para crianças ouvintes
Cartoons in Libras: perspectives on teaching second language to hearing children
Palavras-chave:
Educação Especial, Recurso midiático, Desenho animadoResumo
Este artigo objetiva apresentar considerações docentes acerca do ensino da Libras para crianças ouvintes do Ensino Fundamental I. Utilizamos nesse estudo o desenho animado Min e as mãozinhas como recurso pedagógico audiovisual para inserção da Libras como segunda língua para alunos ouvintes. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, realizada em uma escola pública, da Paraíba-PB, com uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I, anos iniciais, realizada no ano de 2022. Adotamos a abordagem vygotskiana sobre o desenvolvimento infantil, relacionando-a aos recursos midiáticos com a presença da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Nessa perspectiva evidenciou-se que a utilização do recurso lúdico midiático se coloca como uma ferramenta para o ensino da Libras, ampliando a utilização desta língua, quando aplicado numa perspectiva interativa, com foco em eventos discursivos contextualizados.
Palavras-chave: Educação Especial; Recurso midiático; Desenho animado.
Abstract
This article presents teachers' considerations about teaching Libras to hearing children in Elementary School. This study used the cartoon 'Min and the Little Hands' as an audiovisual teaching resource to introduce Libras as a second language for hearing students. It is a collaborative-action research project in a public school in Paraíba-PB developed in an elementary school class in 2022. We adopted the Vygotskian approach to child development, relating it to media resources and sign language brazilian. From this perspective, the study evidences that using playful media resources is a tool for teaching sign language, broadening the use of the language when applied from an interactive perspective, focusing on contextual discursive contextualized discursive events.
Keywords: Special Education; Media resource; Cartoon.
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