Representações das redes sociais: formação do professor-sujeito na malha da educação contemporânea
Representations of social networks: formation of the teacher-subject in the fabric of contemporary education
Palavras-chave:
Representações sociais; Professor-sujeito; Redes sociais.Resumo
Este artigo propõe-se a desvelar a imbricação entre formação do professor-sujeito e suas representações dos (im)passes à imersão nas redes sociais na educação contemporânea. Assim, o objetivo assenta-se em apreender representações sobre redes sociais, com base nas abordagens processual e dialógica da teoria moscoviciana, representadas por Jodelet (2001), Marková (2006) e Ornellas (2012). A trilha metodológica caminha em direção à pesquisa qualitativa, cujos achados são fruto da aplicação de conversação a dezesseis sujeitos, na tessitura de uma universidade pública situada em Salvador-BA. O exame das falas versou pela análise de discurso de vertente brasileira e francesa. A investigação aponta que a formação do professor-sujeito ancora-se em representações de acesso, conhecimento, reinvenção, fluidez e adicção, representações apreendidas em que o não-familiar fez-se familiar.
Palavras-chave: Representações sociais; Professor-sujeito; Redes sociais.
Abstract
This article aims to develop the overlap between the formation of the teacher-subject and his representations of (im)passes to immersion in social networks in contemporary education. Thus, the objective is based on apprehending representations about social networks, based on procedural and dialogical approaches of Moscovician theory, represented by Jodelet (2001), Marková (2006) and Ornellas (2012). The methodological trail moves towards the qualitative research, whose findings are the result of the application of the conversation with sixteen study subjects, in the texture of a public university in Salvador-BA. The examination of the speeches had based on the discourse analysis of Brazilian and French trend, The investigation pointed out that the formation of the teacher-subject is anchored itself in representations of access, knowledge, reinvention, fluidity and addition, apprehended representations in which the unfamiliar became familiar.
Keywords: Social representations; Teacher-subject; Social networks.
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