Representações das redes sociais: formação do professor-sujeito na malha da educação contemporânea

Representations of social networks: formation of the teacher-subject in the fabric of contemporary education

Autores

Palavras-chave:

Representações sociais; Professor-sujeito; Redes sociais.

Resumo

Este artigo propõe-se a desvelar a imbricação entre formação do professor-sujeito e suas representações dos (im)passes à imersão nas redes sociais na educação contemporânea. Assim, o objetivo assenta-se em apreender representações sobre redes sociais, com base nas abordagens processual e dialógica da teoria moscoviciana, representadas por Jodelet (2001), Marková (2006) e Ornellas (2012). A trilha metodológica caminha em direção à pesquisa qualitativa, cujos achados são fruto da aplicação de conversação a dezesseis sujeitos, na tessitura de uma universidade pública situada em Salvador-BA. O exame das falas versou pela análise de discurso de vertente brasileira e francesa. A investigação aponta que a formação do professor-sujeito ancora-se em representações de acesso, conhecimento, reinvenção, fluidez e adicção, representações apreendidas em que o não-familiar fez-se familiar.

Palavras-chave: Representações sociais; Professor-sujeito; Redes sociais.

 

Abstract

This article aims to develop the overlap between the formation of the teacher-subject and his representations of (im)passes to immersion in social networks in contemporary education. Thus, the objective is based on apprehending representations about social networks, based on procedural and dialogical approaches of Moscovician theory, represented by Jodelet (2001), Marková (2006) and Ornellas (2012). The methodological trail moves towards the qualitative research, whose findings are the result of the application of the conversation with sixteen study subjects, in the texture of a public university in Salvador-BA. The examination of the speeches had based on the discourse analysis of Brazilian and French trend, The investigation pointed out that the formation of the teacher-subject is anchored itself in representations of access, knowledge, reinvention, fluidity and addition, apprehended representations in which the unfamiliar became familiar.

Keywords: Social representations; Teacher-subject; Social networks.

 

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Soares Ornellas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade do Estado da Bahia, no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC-UNEB) e psicanalista. Líder do Grupo de Pesquisa em Psicanálise e Educação e Representações Sociais. E-mail: ornellas1@terra.com.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1171-9251

Antonio Geraldo da Silva Sá Barreto, Universidade do Estado da Bahia

 Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Docente da Universidade do Estado da Bahia, Campus II, Alagoinhas-BA, (ColBio-UNEB) e Docente da Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise, Educação e Representações Sociais. E-mail: agssab@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9750-9767

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Publicado

29/10/2023
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Como Citar

SOARES ORNELLAS, M. de L.; DA SILVA SÁ BARRETO, A. G. Representações das redes sociais: formação do professor-sujeito na malha da educação contemporânea: Representations of social networks: formation of the teacher-subject in the fabric of contemporary education. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7543. Acesso em: 21 dez. 2024.