Educação Infantil, Tempo Integral e Formação/Educação Integral da Criança: a Percepção da Comunidade Escolar
Early Childhood Education, Full-Time and Comprehensive Child Learning/Education: the Perception of the School Community
Palavras-chave:
Educação Infantil em Tempo Integral;, Educação Integral;, Tempo IntegralResumo
Este estudo é parte integrante de uma pesquisa de Mestrado realizada no biênio 2020-2022. Tem como temática a Educação Infantil em Tempo Integral, cujo objetivo é analisar as possibilidades de articulação entre a ampliação da jornada escolar para o Tempo Integral e a formação integral das crianças matriculadas em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da Rede Pública Municipal de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Para este estudo, de cunho qualitativo, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas coletivas semiestruturadas com profissionais que atuam com as crianças. Em relação ao Tempo Integral na Educação Infantil, podemos dizer que, na Unidade pesquisada, por si só, essa ampliação de jornada não garante que o trabalho pedagógico de qualidade seja desenvolvido.
Palavras-chave: Educação Infantil em Tempo Integral; Educação Integral; Tempo Integral.
Abstract
This study forms an integral part of the master’s research conducted in the two-year period between 2020-2022. Its subject matter is Full-Time Early Childhood Education, and aims to analyze the possibilities of articulation between the expansion of the school day to Full-Time and the comprehensive education of children enrolled in a Municipal Early Childhood Education Institution (Unidade Municipal de Educação Infantil, UMEI) of the Municipal Public Network of São Gonçalo, in the state of Rio de Janeiro. For this qualitative study, we used bibliographic and documentary research, as well as semi-structured collective interviews with professionals who work with children. Regarding Full-Time Early Childhood Education, it can be said that in the researched unit alone, such an expansion of the working day does not guarantee that quality pedagogical work is being developed.
Keywords: Comprehensive Education; Full-Time; Full-Time Childhood Education.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Kátia Adair. Formas de participação das crianças na Educação Infantil. 2010. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Universidade do Minho, Portugal, 2010.
ALMEIDA, Ordália Alves; MELIM, Ana Paula. Cuidar e educar na Educação Infantil: princípios e reflexões. In: VIEIRA, Emilia Peixoto; ALVES, Cândida Maria Santos Daltro; SEDANO, Luciana (org.). A Educação Infantil em debate. Curitiba: CRV, 2016. p. 163-172.
ARAÚJO, Vania Carvalho de; PEIXOTO, Edson Maciel. Tempo Integral na Educação Infantil: uma nova “arte de governar crianças”? In: ARAÚJO, Vania Carvalho de (org.). Infâncias e Educação Infantil em Foco. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2017. p. 75-92.
ARAÚJO, Vania Carvalho de. O “Tempo Integral” na Educação Infantil: uma análise de suas concepções e práticas. In: ARAÚJO, Vania Carvalho de (org.). Educação Infantil em jornada de Tempo Integral: dilemas e perspectivas. Vitória, ES: Edufes, 2015. p. 21-57.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; GOBATTO, Carolina. Tópicos para (re)pensar os rumos para a Educação Infantil (pós) pandemia. Zero-a-seis, [s. l.], v. 23, n. 44, p. 1422-1448, jul./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/download/81274/47579. Acesso em: 15 maio 2022.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; QUADROS, Vanessa. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. Em aberto, Brasília, DF, v. 30, n. 100, p. 45-70, set./dez. 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3213. Acesso em: 15 maio 2022.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; RICHTER, Sandra Regina Simonis; DELGADO, Ana Cristina Coll. Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 4, p. 95-119, out./dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698151363. Acesso em: 15 maio 2022.
BEZERRA, Dagmar Dnalva da Silva. Os professores e a escola de Tempo Integral: formação e concepções. Mediação, Pires do Rio, v. 7, n. 7, 2012. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/mediacao/article/view/548. Acesso em: 15 maio 2022.
BRASIL. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 mar. 2016.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para Dispor sobre a Formação dos Profissionais da Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 abr. 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CAMÕES, Maria Clara; TOLEDO, Leonor Pio Borges de; RONCARATI, Mariana. Infância, tempos e espaços: tecendo ideias. In: KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda; CARVALHO, Maria Cristina (org.). Educação Infantil: formação e responsabilidade. São Paulo: Papirus, 2013. p. 259-277.
CARVALHO, Levindo Diniz. Crianças e infâncias na Educação (Em Tempo) Integral. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 23-43, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TfsRHkFnN58qqzmQnynywVr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2022.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa; SIRINO, Marcio Bernardino. Concepções de Educação Integral, gestão do Tempo Integral e projeto(s) de sociedade: um debate (mais do que) atual. In: FERREIRA, António Gomes; BERNADO, Elisangela da Silva; MENEZES, Janaína Specht da Silva. Políticas e gestão em educação em Tempo Integral: desafios contemporâneos. Curitiba: CRV, 2018. p. 137-161.
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa (org.). Educação Integral: história, políticas e práticas. Rio de Janeiro: Rovelle, 2013. 328 p.
COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Políticas públicas municipais de jornada ampliada na escola: perseguindo uma concepção de Educação Integral. Em aberto, Brasília, DF, v. 25, n. 88, p. 5-6, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/kTMt8C9DQwL9cTzr7BGqkVD/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2022.
CORRÊA, Talita Ananda; COSTA, Sinara Almeida da. Jornada de Tempo Integral na Educação Infantil: o que dizem as pesquisas. In: COSTA, Sinara Almeida da; COLARES, Maria Líbia Imbiriba Sousa (org.). Educação Integral: concepções e práticas a luz dos condicionantes singulares e universais. Curitiba: CRV, 2016. p. 63-78.
FERREIRA, Lucinalva. Ampliação do tempo escolar: os desafios e as possibilidades no ensino fundamental da rede pública do município de Araguatins – Tocantins. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Dados, métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GUARÁ, Isa Maria. É imprescindível educar integralmente. Cadernos Cenpec, [s. l.], v. 1, n. 2, ago. 2006. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/168. Acesso em: 15 maio 2022.
GUIMARÃES, Tereza Cristina de Almeida. Entre ponteiros: a gestão do tempo em uma escola de Tempo Integral de São Gonçalo/RJ. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda Rezende; CAMPOS, Julia Bauman. Grupos de pesquisa na Educação Infantil: contextos e trajetórias. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 23, n. 44, p. 1382-1403, jul./dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79699. Acesso em: 15 maio 2022.
KRAMER, Sonia. A Política do Pré-Escolar no Brasil: a arte do disfarce. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Educação Integral e (em) Tempo Integral na Educação Infantil: possibilidade de um olhar inovador. In: ARAÚJO, Vania. Cardoso de (org.). Educação Infantil em jornada de Tempo Integral: dilemas e perspectivas. Vitória, ES: Edufes, 2015. p. 93-123.
PEREIRA, Guilherme; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Pesquisa quantitativa em educação: algumas considerações. Periferia, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 66-79, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/27341. Acesso em: 15 maio 2022.
SÃO GONÇALO. Mapas e bairros. São Gonçalo: Prefeitura Municipal, 2022. Disponível em: https://www.saogoncalo.rj.gov.br/sao-goncalo/mapas-e-bairros/. Acesso em: 17 dez. 2020.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 237
- pdf downloads: 90