Educação Infantil, Tempo Integral e Formação/Educação Integral da Criança: a Percepção da Comunidade Escolar
Early Childhood Education, Full-Time and Comprehensive Child Learning/Education: the Perception of the School Community
Palavras-chave:
Educação Infantil em Tempo Integral;, Educação Integral;, Tempo IntegralResumo
Este estudo é parte integrante de uma pesquisa de Mestrado realizada no biênio 2020-2022. Tem como temática a Educação Infantil em Tempo Integral, cujo objetivo é analisar as possibilidades de articulação entre a ampliação da jornada escolar para o Tempo Integral e a formação integral das crianças matriculadas em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da Rede Pública Municipal de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Para este estudo, de cunho qualitativo, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas coletivas semiestruturadas com profissionais que atuam com as crianças. Em relação ao Tempo Integral na Educação Infantil, podemos dizer que, na Unidade pesquisada, por si só, essa ampliação de jornada não garante que o trabalho pedagógico de qualidade seja desenvolvido.
Palavras-chave: Educação Infantil em Tempo Integral; Educação Integral; Tempo Integral.
Abstract
This study forms an integral part of the master’s research conducted in the two-year period between 2020-2022. Its subject matter is Full-Time Early Childhood Education, and aims to analyze the possibilities of articulation between the expansion of the school day to Full-Time and the comprehensive education of children enrolled in a Municipal Early Childhood Education Institution (Unidade Municipal de Educação Infantil, UMEI) of the Municipal Public Network of São Gonçalo, in the state of Rio de Janeiro. For this qualitative study, we used bibliographic and documentary research, as well as semi-structured collective interviews with professionals who work with children. Regarding Full-Time Early Childhood Education, it can be said that in the researched unit alone, such an expansion of the working day does not guarantee that quality pedagogical work is being developed.
Keywords: Comprehensive Education; Full-Time; Full-Time Childhood Education.
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