Arte e Educação Estético-Ambiental: entrelaçamentos possíveis em experiências com objetos de aprendizagem poéticos

Arte y Educación Estético-Ambiental: posibles entrecruzamientos en experiencias con objetos de aprendizaje poéticos

Autores

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem Poéticos, Experiência Estética, Educação Estético-Ambiental

Resumo

Este texto contempla uma pesquisa doutoral em andamento que tem como escopo a reflexão acerca das possíveis contribuições que as experiências a partir de objetos de aprendizagem poéticos (OAP) criados por arte-educadores podem ter para o contínuo aprofundamento e para a difusão da Educação Estético-Ambiental (EEA). Uma das questões norteadoras da pesquisa é a seguinte: “de que maneira as experiências com OAPs utilizados no contexto do ensino de Arte podem contribuir para o aprofundamento e a difusão da EEA?”. Alinhavando possíveis aproximações de modo a transversalizar a Arte à EEA, acreditamos na potencialidade de materiais poético-pedagógicos enquanto mediadores de aprendizagem e disparadores de experiências estético-ambientais.

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem Poéticos; Experiência Estética; Educação Estético-Ambiental.

 

 

Resumen

Este texto contempla una investigación doctoral en curso, que tiene como alcance la reflexión sobre los posibles aportes que las experiencias a partir de objetos de aprendizaje poético (OAP), creados por educadores artísticos, pueden tener para la continua profundización y para la difusión de la Educación Estético-Ambiental (EEA). Una de las preguntas orientadoras de la investigación es la siguiente: “¿cómo las experiencias con OAPs, utilizadas en el contexto de la enseñanza del Arte, pueden contribuir para la profundización y la difusión de EEA?”. Alineando posibles aproximaciones para la transversalidad entre el Arte y la EEA, creemos en el potencial de los materiales poético-pedagógicos como mediadores de aprendizaje y desencadenantes de experiencias estético-ambientales.

Palabras clave: Objetos de Aprendizaje Poéticos; Experiencia Estética; Educación Estético-Ambiental.

 

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Biografia do Autor

Ana Carolina Tavares Sousa, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVi) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sendo bolsista pela CAPES/CNPq. Graduada no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. E-mail: anatavaresfotografia@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5492-8483.

 

Luciana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação - NUPEATRO/FURG. E-mail: lndolci@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1427-2088

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Publicado

22/12/2023
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Como Citar

TAVARES SOUSA, A. C.; NETTO DOLCI, L. Arte e Educação Estético-Ambiental: entrelaçamentos possíveis em experiências com objetos de aprendizagem poéticos: Arte y Educación Estético-Ambiental: posibles entrecruzamientos en experiencias con objetos de aprendizaje poéticos. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7427. Acesso em: 21 dez. 2024.