Reinterpretando o triângulo de Johnstone: o papel constitutivo da linguagem e suas contribuições para a experimentação no ensino de Química
Reinterpreting Johnstone's triangle: the constitutive role of language and its contributions to experimentation in Chemistry teaching
Palavras-chave:
Formação de professores, Triângulo de Johnstone, Linguagem QuímicaResumo
Nosso objetivo é analisar o papel da linguagem química na articulação concreto-abstrata em uma proposta experimental envolvendo o ensino de solubilidade. Para tal discutiremos a tríade de Johnstone problematizando o papel da linguagem no ensino de química, por meio da construção e análise de um guia experimental. Com base em contribuições da abordagem histórico-cultural, iremos discutir o guia experimental demonstrativo-investigativo elaborado por uma dupla de estudantes da Licenciatura em Química de uma universidade paulista. Podemos concluir que os processos de ensino e aprendizagem de química devem estar apoiados na linguagem química a fim de propiciar a produção de generalizações e formação de novos conceitos que surgem simultaneamente àqueles já aprendidos e que podem ser ampliados e ressignificados.
Palavras-chave: Formação de Professores; Triângulo de Johnstone; Linguagem Química.
Abstract
Our aim is to analyze the role of chemical language in the concrete-abstract articulation in experimental proposal involving the solubility teaching. For this purpose, we will discuss Johnstone's triad, problematizing the role of language in chemistry teaching, through the construction and analysis of experimental guide. Supported by contributions from the historical-cultural approach, we will discuss an experimental demonstrative-investigative guide prepared by a pair of undergraduate students in Chemistry at university in São Paulo. We can conclude that chemistry teaching and learning’ processes must be supported by the chemical language in order to facilitate the production of generalizations, and new concepts formation that arise simultaneously with those already learned and that can be expanded and resignificated.
Keywords: Teacher Training; Johnstone's Triangle; Chemistry Language.
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