Reinterpretando o triângulo de Johnstone: o papel constitutivo da linguagem e suas contribuições para a experimentação no ensino de Química

Reinterpreting Johnstone's triangle: the constitutive role of language and its contributions to experimentation in Chemistry teaching

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Triângulo de Johnstone, Linguagem Química

Resumo

Nosso objetivo é analisar o papel da linguagem química na articulação concreto-abstrata em uma proposta experimental envolvendo o ensino de solubilidade. Para tal discutiremos a tríade de Johnstone problematizando o papel da linguagem no ensino de química, por meio da construção e análise de um guia experimental. Com base em contribuições da abordagem histórico-cultural, iremos discutir o guia experimental demonstrativo-investigativo elaborado por uma dupla de estudantes da Licenciatura em Química de uma universidade paulista. Podemos concluir que os processos de ensino e aprendizagem de química devem estar apoiados na linguagem química a fim de propiciar a produção de generalizações e formação de novos conceitos que surgem simultaneamente àqueles já aprendidos e que podem ser ampliados e ressignificados.

Palavras-chave: Formação de Professores; Triângulo de Johnstone; Linguagem Química.

 

Abstract

Our aim is to analyze the role of chemical language in the concrete-abstract articulation in experimental proposal involving the solubility teaching. For this purpose, we will discuss Johnstone's triad, problematizing the role of language in chemistry teaching, through the construction and analysis of experimental guide. Supported by contributions from the historical-cultural approach, we will discuss an experimental demonstrative-investigative guide prepared by a pair of undergraduate students in Chemistry at university in São Paulo. We can conclude that chemistry teaching and learning’ processes must be supported by the chemical language in order to facilitate the production of generalizations, and new concepts formation that arise simultaneously with those already learned and that can be expanded and resignificated.

Keywords: Teacher Training; Johnstone's Triangle; Chemistry Language.

 

 

 

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Biografia do Autor

Thiago Antunes-Souza, Unifesp

Graduado em Química-Licenciatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Doutor em Educação pela mesma instituição. É Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando no curso de Licenciatura em Ciências do campus Diadema. É Professor Colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP) e orientador do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/UNICAMP). ORCID iD https://orcid.org/0000-0002-5881-8855. E-mail: tasouza@unifesp.br

Helga Gabriela Aleme, Unifesp

Graduada em Química, Mestre em Química E Doutora em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui pós-doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), com a temática de Percepção Pública de Ciência e Tecnologia. É professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando no curso de Licenciatura em Ciências do campus Diadema. ORCID iD https://orcid.org/0000-0001-8679-1541. E-mail: hgaleme@unifesp.br

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30/10/2023
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Como Citar

ANTUNES-SOUZA, T.; ALEME, H. G. Reinterpretando o triângulo de Johnstone: o papel constitutivo da linguagem e suas contribuições para a experimentação no ensino de Química: Reinterpreting Johnstone’s triangle: the constitutive role of language and its contributions to experimentation in Chemistry teaching . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7410. Acesso em: 21 dez. 2024.

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