Sociobiodiversidade amazônica: discussões sobre as narrativas coloniais presentes nos livros didáticos

Amazonian sociobiodiversity: discussions on the colonial narratives present in textbooks

Autores

Palavras-chave:

Educação socioambiental, Colonialidade, Relações de poder

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar as relações de poder presentes na contextualização do currículo da educação básica com temáticas socioambientais regionais. Iniciamos com uma revisão teórica qualitativa, abordando o debate sobre os livros didáticos no contexto amazônico. Avaliamos a autoria dos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental e sua relação com a biodiversidade amazônica e os problemas socioambientais. Concluímos que alinhar os saberes escolares aos contextos socioambientais locais pode desafiar a validade intelectual daqueles que buscam manter o poder político e econômico.

Palavras-chave: Educação socioambiental; Colonialidade; Relações de poder.

 

 

Abstract

In this work, we seek to analyze the power relations present in the contextualization of the basic education curriculum with regional socio-environmental themes. We begin with a qualitative theoretical review, addressing the debate on textbooks in the Amazonian context. We evaluate the authorship of textbooks for the early years of elementary education and their relationship with Amazonian biodiversity and socio-environmental problems. We conclude that aligning school knowledge with local socio-environmental contexts can challenge the intellectual validity of those seeking to maintain political and economic power.

Keywords: Socio-environmental education. Coloniality. Power relations.

 

 

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Biografia do Autor

Kleberson Almeida de Albuquerque, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Pedagogia e Ciências Sociais. Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA). Doutorando em Desenvolvimento Socioambiental (PPGDSTU/NAEA/UFPA). Professor nos anos iniciais do ensino fundamental nas secretarias de educação dos municípios de Belém e Ananindeua. E-mail: klebersonalbuquerque@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7134-5266

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa, Universidade do Estado do Pará

Licenciada, Mestre e Doutora em Química pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Campus da UEPA-Marabá (2016-2017 / 2018-2019 / 2022-2023). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (UEPA). É membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Associação Brasileira de Química (ABQ), Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências em Contextos Amazônicos (GEPEECA). E-mail: danymont@uepa.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8593-371X

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Publicado

30/04/2024
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Como Citar

ALMEIDA DE ALBUQUERQUE, K.; RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA, D. Sociobiodiversidade amazônica: discussões sobre as narrativas coloniais presentes nos livros didáticos: Amazonian sociobiodiversity: discussions on the colonial narratives present in textbooks . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7385. Acesso em: 21 dez. 2024.