BNC-formação e os tabus acerca da profissão docente

BNC-formation and taboos about theaching profession

Autores

Resumo

Este artigo busca analisar as relações entre a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e os tabus que ainda circundam a profissão docente, fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo nas reflexões apresentadas por Theodor Adorno em seu texto Tabus acerca do magistério. A análise aponta para a racionalidade em face do desenvolvimento de habilidades e competências e para a continuidade dos tabus historicamente constituídos sob novas formas. Destaca-se a autoridade do conhecimento, com potencial para a crítica, como elemento para a resistência, sinalizando para o vir a ser da formação docente.

Palavras-chave: BNC-formação; Racionalidade; Formação de professores.

 

Abstract

This article seeks to analyze the relation between the Base Nacional Comum (BNC) for Initial formation of Basic Education Teachers (BNC-Formation) and the taboos that still surround the teaching profession, based on the Critical Theory of Society, especially on the reflections presented by Theodor Adorno in the text called “The Teaching Profession and its Taboos”. The analysis points to rationality in the face of the development of skills and competences and to the continuity of historically constituted taboos under new forms. The authority of knowledge stands out, with potential for criticism, as an element for resistance, signaling the future of teacher formation.

Palavras-chave: BNC- formation; Rationality; Teacher training.

 

 

 

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Biografia do Autor

Cleonice Aparecida Raphael da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Doutora e mestre em Educação (UEM). Graduada em História (UEM) e em Pedagogia (UEM) Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (UEM) e da Rede Municipal de Ensino de Maringá. Integrante do Grupo de Pesquisa “Educação Escolar, Teoria Crítica e Formação”. E-mail: cleoraphael@hotmail.comORCID: https://orcid.org/0000-0002-7181-8905

 

 

Rubiana Brasilio Santa Bárbara, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Doutora em Educação e Mestre em Educação (UEM), Graduada em Letras (universidade Tuiuti) e em Pedagogia (INSEP), especialista em Psicopedagogia (SOET) e em Educação Especial (Instituto Paranaense de Ensino). Atua como professora do Departamento de Teoria e Prática (UEM). Integrante do Grupo de Pesquisa "Educação Escolar, Teoria Crítica e Formação"   E-mail: rbsbarbara2@uem.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8674-438X

 

 

 

 

Maria Terezinha Bellanda Galuch, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Estágio pós-doutoral no Instituto de Psicologia (USP), Doutora em Educação (PUC/SP), Mestre em Educação (UEM). Graduada em Pedagogia (UEM). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, atuando no Departamento de Teoria e Prática da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa “Educação Escolar, Teoria Crítica e Formação”.

e-mail: mtbgaluch@uem.br    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5154-9819

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Publicado

15/09/2023
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Como Citar

APARECIDA RAPHAEL DA SILVA, C.; BRASILIO SANTA BÁRBARA, R.; BELLANDA GALUCH, M. T. BNC-formação e os tabus acerca da profissão docente: BNC-formation and taboos about theaching profession. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7204. Acesso em: 2 maio. 2024.

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