O levante da loucura e a arte de reencantar o mundo de Arthur Bispo do Rosário

The uprising of madness and the art of re-enchanting the world by Arthur Bispo do Rosário

Autores

Resumo

O presente escrito tem como objetivo interpelar a arte de Arthur Bispo do Rosário a fim de “tecer a agulhadas” algumas reflexões sobre loucura e normalidade. Para tal, nosso argumento está pautado na arte, enquanto potência criadora que inventa formas de expressão que, ao mesmo tempo, confronta e compõe com a categoria da loucura, na medida em que é simultaneamente um processo de produção de si e do mundo. A arte de Arthur Bispo do Rosário é trazida ao texto com a intenção de exaltar a sua loucura como experiência que se levanta contra a norma dos diagnósticos, da interdição e do encarceramento em manicômios.  Conclui-se que a obra-vida-viva de Bispo é um convite à exaltação do comum, do trivial, dos objetos e coisas cotidianas sem importância, mas, também é a celebração da loucura enquanto poética de vida.

Palavras-chave: Loucura; Arte; Arthur Bispo do Rosário.

 

Abstract

This paper aims to approach the art of Arthur Bispo do Rosário in order to “weave with needles” some reflections on madness and normality. To this end, our argument is based on art, as a creative power that invents forms of expression that, at the same time, confronts and composes with the category of madness, insofar as it is simultaneously a process of production of the self and of the world. The art of Arthur Bispo do Rosário is brought into the text with the intention of exalting his madness as an experience that stands up against the norm of diagnoses, interdiction, and incarceration in insane asylums.  We conclude that Bispo’s life-work is an invitation to exalt the common, the trivial, the unimportant everyday objects and things, but it is also a celebration of madness as a poetics of life.

Keywords: Madness; Art; Arthur Bispo do Rosário.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Perolina Souza Teles, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora da rede pública do estado de Sergipe. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Membra do Grupo de pesquisa “Corpo e política”. E-mail: perolinasouza@hotmail.com. Orcid: 0000-0001-7334-6553.

Sandra Raquel Santos de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (GEPEC). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: sraquel.oliveira31@gmail.com. Orcid: 0000-0001-6611-9969.

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pós-doutor em Educação do Corpo pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP-Argentina). Membro do Grupo de pesquisa “Corpo e política”. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe – (UFS).  E-mail: zobolito@gmail.com. Orcid: 0000-0001-5520-5773.

Downloads

Publicado

15/09/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 74
  • pdf downloads: 52

Como Citar

TELES, P. S.; OLIVEIRA, S. R. S. de; ZOBOLI, F. O levante da loucura e a arte de reencantar o mundo de Arthur Bispo do Rosário: The uprising of madness and the art of re-enchanting the world by Arthur Bispo do Rosário. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7177. Acesso em: 23 jun. 2024.