Educação integral e integradora desde um pensar latino-americano: construção e fundamentos possíveis

Integral and integrative education from a Latin American thinking: construction and possible foundation

Autores

Resumo

Este artigo, de caráter ensaístico, tem como objetivo discutir a proposta de uma educação integral e integradora, fundamentada no pensar latino-americano originário. Para tanto, elegemos o pensamento latino-americano como matriz teórica e a hermenêutica como abordagem metodológica. No decorrer do artigo, defendemos que o diálogo da educação com os saberes dos povos ameríndios pode resultar em projetos educacionais que compreendam o ser humano de forma integral e comprometam-se com seu pleno desenvolvimento, conformando uma educação que se ocupa em formar o corpo, a mente e o espírito, bem como oportunize as experiências necessárias para que o ser humano se realize como pessoa e estruture sentidos para sua própria existência.

Palavras-chave: Educação integral; Saberes indígenas; Pensar Latino-americano.

 

Abstract

This paper, with an essayistic nature, aims to discuss the proposal of an integral and integrative education, based on the original Latin American thinking. Therefore, we opted for hermeneutics as a methodological approach and Latin American thought as a theoretical matrix. Throughout the article, it is argued that the dialogue of Education with the thoughts of the Amerindian peoples can result in educational projects that understand the human being in an integral way and are committed to their full development, conforming an Education that is concerned with forming the body, mind and spirit, as well as offering the knowledge and experiences necessary for human beings to fulfill themselves as a person and structure meanings for their own existence.

Keywords: Integral education; Indigenous knowledge; Latin American thinking.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Gabriela de Campos Flores, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE), ambas formações como bolsista de dedicação exclusiva da Fundação de Amparo à pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). E-mail: cristinegabriela@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9336-8557.

Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle

Graduado em Filosofia pela Universidade La Salle. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é Reitor da Universidade La Salle (UNILASALLE) e docente permanente no PPG em Educação dessa mesma instituição. E-mail: cledes.casagrande@unilasalle.edu.br  Orcid: 0000-0003-1499-1661.

 

Downloads

Publicado

08/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 75
  • pdf downloads: 37

Como Citar

DE CAMPOS FLORES, C. G.; CASAGRANDE, C. A. Educação integral e integradora desde um pensar latino-americano: construção e fundamentos possíveis : Integral and integrative education from a Latin American thinking: construction and possible foundation. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7108. Acesso em: 2 maio. 2024.