Dos primatas à civilização: considerações sobre a ética, empatia e educação

From primates to civilization: considerations about ethics, empathy and education

Autores

  • Sérgio Lasta Faculdade Palotina
  • Cledes Antônio Casagrande Universidade La Salle

Resumo

Este artigo, em formato de ensaio e pertencente ao campo da Filosofia da Educação, discute a relação entre ética, empatia e educação desde a perspectiva do processo evolutivo. Seu objetivo, orienta-se em investigar como é construída a conduta ética nos seres humanos em paralelo aos primatas. De modo geral, o artigo busca analisar como a conduta ética se fez presente no processo civilizatório, bem como se ela é natural ou fruto da aprendizagem, tanto nos seres humanos quanto nos primatas. O trabalho possui abordagem Hermenêutica e fundamenta-se nos aportes teóricos de De Waal, Freud e G. H. Mead. O artigo evidencia que a empatia é uma capacidade natural nos seres humanos, porém é necessário que haja uma mutualidade na relação mãe-bebê para o seu desenvolvimento como um sujeito capaz de atitudes empáticas. Ademais, ressalta que a educação tem um papel relevante para a construção de uma conduta ética e empática, pois também se baseia em relações intersubjetivas e recíprocas. 

Palavras-chave: Ética; Empatia; Educação; Evolução.

Abstract

 This article, in an essay format and belonging to the field of Philosophy of Education, discusses the relationship between ethics, empathy and education from the perspective of the evolutionary process. Its objective is to investigate how ethical conduct is constructed in human beings in parallel with primates. In general, the article seeks to analyze how ethical conduct was present in the civilizing process, as well as whether it is natural or the result of learning, both in humans and in primates. It has a Hermeneutic approach and is based on the theoretical contributions of De Waal, Freud and G. H. Mead. The article shows that empathy is a natural ability in human beings, however it is necessary that there is a mutuality in the mother-baby relationship for its development as a subject capable of empathic attitudes. Furthermore, it emphasizes that education plays a relevant role in the construction of ethical and empathic behavior, as it is also based on intersubjective and reciprocal relationships.

Keywords: Ethics; Empathy; Education; Evolution.

 

Biografia do Autor

Sérgio Lasta, Faculdade Palotina

Integra o corpo docente da Faculdade Palotina de Santa Maria/RS. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis /RJ(1991). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise. Concluiu o mestrando em Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Maria (RS), defendeu a dissertação em 07 de março de 2014. Foi Vice-diretor da Faculdade Palotina (FAPAS) e atualmente é Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação na mesma faculdade. Fez "Doutorado Sanduíche" na Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Assis (SP) de agosto a dezembro de 2017, sob a orientação do Dr. Prof. Sílvio Luis Benelli. Doutor em Educação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Canoas (RS). Contou com auxílio financeiro CAPES/PROSUP. Foi-lhe conferido o título de Doutor em Educação pela Universidade Luterana do Brasil em 16 de setembro de 2019.  Email: lastasergiolasta@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4494-9026

Cledes Antônio Casagrande, Universidade La Salle

Possui graduação em Filosofia pela Universidade La Salle (2003), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2008) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - 2012). Atualmente é docente no PPG em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE) de Canoas, RS, Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Vice-Reitor dessa mesma instituição. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia da educação, teorias da educação, cultura, hibridismo tecnológico, aprendizagem, práxis pedagógica, linguagem e ética.  Email: cledes.casagrande@unilasalle.edu.br

ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-1499-1661

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Publicado

02/03/2022

Edição

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Artigos