Dos primatas à civilização: considerações sobre a ética, empatia e educação
From primates to civilization: considerations about ethics, empathy and education
Resumo
Este artigo, em formato de ensaio e pertencente ao campo da Filosofia da Educação, discute a relação entre ética, empatia e educação desde a perspectiva do processo evolutivo. Seu objetivo, orienta-se em investigar como é construída a conduta ética nos seres humanos em paralelo aos primatas. De modo geral, o artigo busca analisar como a conduta ética se fez presente no processo civilizatório, bem como se ela é natural ou fruto da aprendizagem, tanto nos seres humanos quanto nos primatas. O trabalho possui abordagem Hermenêutica e fundamenta-se nos aportes teóricos de De Waal, Freud e G. H. Mead. O artigo evidencia que a empatia é uma capacidade natural nos seres humanos, porém é necessário que haja uma mutualidade na relação mãe-bebê para o seu desenvolvimento como um sujeito capaz de atitudes empáticas. Ademais, ressalta que a educação tem um papel relevante para a construção de uma conduta ética e empática, pois também se baseia em relações intersubjetivas e recíprocas.
Palavras-chave: Ética; Empatia; Educação; Evolução.
Abstract
This article, in an essay format and belonging to the field of Philosophy of Education, discusses the relationship between ethics, empathy and education from the perspective of the evolutionary process. Its objective is to investigate how ethical conduct is constructed in human beings in parallel with primates. In general, the article seeks to analyze how ethical conduct was present in the civilizing process, as well as whether it is natural or the result of learning, both in humans and in primates. It has a Hermeneutic approach and is based on the theoretical contributions of De Waal, Freud and G. H. Mead. The article shows that empathy is a natural ability in human beings, however it is necessary that there is a mutuality in the mother-baby relationship for its development as a subject capable of empathic attitudes. Furthermore, it emphasizes that education plays a relevant role in the construction of ethical and empathic behavior, as it is also based on intersubjective and reciprocal relationships.
Keywords: Ethics; Empathy; Education; Evolution.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 442
- pdf downloads: 207