"Cohme pajarcwa ny ẽh’huc pohpoh": relato de experiência

Autores

  • Aparecida Lara Lopes Dias dlarasarte@hotmail.com
    UNIVATES
  • Elisete Maria de Freitas elicauf@univates.br
    UNIVATES
  • Silvana Neumann Martins smartins@univates.br
    UNIVATES

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência dos professores indígenas Krikati em relação à formação na língua escrita materna. O mesmo é o resultado de um estudo de caso aproximado. Para coleta de dados foi utilizado o diário de bordo. Através da observação participante foi possível relatar as interpretações feitas no contexto e nas interações humanas vivenciadas. A formação partiu da necessidade de os professores Krikati dominarem a língua escrita materna para alfabetizar seus alunos. Na formação, três professores alfabetizam seus pares. A mesma acontece quinzenalmente na Aldeia São José, município de Montes Altos-MA; desde 2010, envolvendo vinte e dois professores. A partir dessa, dos cinco professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, duas estão alfabetizando seus alunos, primeiro na língua materna, depois ensinando o português.

Palavras-chave: Formação de professores indígenas Krikati. Língua materna. Alfabetização.

"Cohme pajarcwa ny ẽh’huc pohpoh": "report the experience

This article aims to report the experience of indigenous teachers Krikati with regard to training in maternal written language. The same is the result of an approximate case study. For data collection was used the logbook. Through participant observation it was possible to report the interpretations made in the context and experienced human interactions. The training stemmed from the need of the Krikati teachers dominate the native written language for literacy students. Training, three teachers alphabetised their peers. The same happens every two weeks in the Village St. Joseph, municipality of Montes Altos -MA ; since 2010 , involving twenty-two teachers. From this, the five teachers who work in the Early Years of elementary school, two are literate his students first in their mother tongue, after teaching the PortugueseKeywords: Training of indigenous teachers Krikati . Mother tongue. Literacy.

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Publicado

24/03/2016
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Como Citar

DIAS, A. L. L.; FREITAS, E. M. de; MARTINS, S. N. "Cohme pajarcwa ny ẽh’huc pohpoh": relato de experiência. Revista Cocar, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 83–106, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/705. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos