Mapeamento das Práticas Corporais no ambiente Escolar: reconhecendo potencialidades no território para promoção da saúde

Mapping of Body Practices in the School Environment: recognizing potentialities in the territory for health promotion

Autores

Resumo

Esta pesquisa buscou mapear o território comunitário urbano e identificar os potenciais fatores que contribuíram para a promoção de práticas corporais entre os escolares de quatro escolas públicas em regime integral da cidade de Presidente Prudente, São Paulo. Adotou-se métodos de abordagem quantitativa e qualitativa para descrição e interpretação do objeto de investigação. A população foram os estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, além dos pais que responderam a perguntas referentes ao aspecto socioeconômico e da realização de práticas corporais no tempo livre. Os resultados elucidaram categorias de análise referentes aos significados e sentidos relacionados ao movimentar-se para os adolescentes que reconheceram suas casas, ruas e outros equipamentos especializados de lazer como fundamentais para promoção de práticas corporais no dia-dia.  As desigualdades e falta de oportunidades emergiram no discurso possíveis barreiras dos jovens envolverem-se em práticas corporais de forma regular.

Palavras-chave: Cidade Saudável; Saúde do Adolescente; Saúde Coletiva

Abstract

This research aimds to map the urban community territory and identify the potential factors that contributed to the promotion of bodily practices among students from four full-time public schools in the city of Presidente Prudente, São Paulo. Quantitative and qualitative approach methods were adopted for the description and interpretation of the investigation object. The population consisted of students in the 6th and 7th years of elementary school, in addition to parents who answered questions regarding the socioeconomic aspect and the performance of body practices in their free time. The results elucidated categories of analysis referring to the meanings and senses related to moving for the adolescents who recognized their homes, streets and other specialized leisure equipment as fundamental for promoting body practices in their daily lives. Inequalities and lack of opportunities emerged in the discourse as possible barriers for young people to engage in body practices on a regular basis.

Keywords: Healthy City; Adolescent Health; Collective Health

 

 

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Biografia do Autor

Sueyla Ferreira da Silva dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Doutora em Ciências da Motricidade (UNESP/2020). Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Departamento de Educação Física. https://orcid.org/0000-0003-1697-6342  E-mail:  sueyla.santos@unesp.br.

 

Patricia dos Santos Trindade, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação (UERJ/2020). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ-UFAM). https://orcid.org/0000-0002-5197-3908  E-mail:  pstrindade@ufam.edu.br.

Ismael Forte Freitas Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica (UNESP/2001). Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Departamento de Educação Física. https://orcid.org/0000-0002-5071-0428  E-mail:  ismael.freitas@unesp.br.

 

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

FERREIRA DA SILVA DOS SANTOS, S.; DOS SANTOS TRINDADE, P.; FORTE FREITAS JÚNIOR, I. Mapeamento das Práticas Corporais no ambiente Escolar: reconhecendo potencialidades no território para promoção da saúde: Mapping of Body Practices in the School Environment: recognizing potentialities in the territory for health promotion . Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6987. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos