“De volta às origens III”: ação de educação popular em comunidade ribeirinha do Acará/PA

“Back to the origins III”: popular education action in the riverside community of Acará/PA

Autores

Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência e o objetivo é descrever as práticas educacionais vivenciadas na ação de extensão intitulada “De volta às Origens III”. A ação de educação popular para inclusão social de comunidades do interior do munícipio do Acará foi promovida pela Universidade do Estado do Pará em conjunto com o Núcleo de Ensino e Extensão. A ação foi pautada em uma perspectiva freiriana e descrita a partir de três eixos: roda de conversa saúde da mulher; trilhas ecológicas; oficina sobre Libras. A metodologia foi participativa, promovendo-se interação com e entre o público e constatando-se uma maior dialogia dos partícipes com seus saberes culturais, suas opiniões e suas práticas sociais.

Palavras-chave: Educação popular; Extensão; Práticas pedagógicas.

 

Abstract

This article deals with an experience report and the objective is to describe the educational practices experienced in the extension action entitled “Back to the origins III”. The popular education action for the social inclusion of communities in the interior of the municipality of Acará was promoted by the University of the State of Pará in conjunction with the Education and Extension Center. The action was based on a Freirean perspective and described from three axes: women's health conversation wheel; ecological trails; workshop on Libras. The methodology was participative, promoting interaction with and among the public and verifying a greater dialog between of the of the participants with their cultural knowledge, their opinions and their social practices. Keywords: Popular education; Extension; Pedagogical practices.

Key-words: Popular education; Extension; Pedagogical practices.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Telma Monteiro de Sousa, Universidade do Estado do Pará

Coordenadora do Núcleo de Estudos e Extensão Trilhas Investigativas e Práticas Sociais (Netrilhas). Atualmente é Doutora em Gestão Educacional pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro - UTAD (2017), Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2004) e Graduada em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional (1990) e Administração Escolar (1992) pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPA).

Email: anatelmasousa@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2207-8306

Camille Clisse Fazzi de Melo, Universidade do Estado do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em História na Universidade do Estado do Pará, membro do Núcleo de Extensão Trilhas Investigativas e Práticas Sociais (NETRILHAS) na Universidade do Estado do Pará (UEPA), professora voluntária do projeto de extensão Cursinho Popular Alternativo (UEPA) e monitora bolsista da disciplina de Metodologia na Universidade do Estado do Pará.

Email: fazzi.camilly8@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3804-765X

Mariane Tavares Zibell, Universidade do Estado do Pará

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em História na Universidade do Estado do Pará, membro do Núcleo de Extensão Trilhas Investigativas e Práticas Sociais (NETRILHAS) na Universidade do Estado do Pará (UEPA), professora voluntária do projeto de extensão Cursinho Popular Alternativo (UEPA) e estagiária na educação básica na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC).

Email: mariane.zibell@aluno.uepa.br ORCID: https://orcid.org/0009-0006-2210-7732

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 42
  • pdf downloads: 41

Como Citar

MONTEIRO DE SOUSA, A. T.; FAZZI DE MELO, C. C.; TAVARES ZIBELL, M. “De volta às origens III”: ação de educação popular em comunidade ribeirinha do Acará/PA: “Back to the origins III”: popular education action in the riverside community of Acará/PA. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6976. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos