O surdo como cidadão integrante da comunidade surda: analisando discursos curriculares de escolas de surdos

The deaf as a citizen part of the deaf community: analyzing curricular discourses of schools for the deaf

Autores

Resumo

As escolas bilíngues para surdos vêm sendo um lugar privilegiado para as pesquisas na área da Educação de Surdos, propiciando investigações que auxiliam na compreensão desse aluno surdo enquanto sujeito que faz parte de uma comunidade: a comunidade surda. Este artigo apresenta um estudo de documentos curriculares de escolas de surdos de forma dialogada com o estudo de legislações e Políticas Públicas que dão diretrizes para a educação de surdos no Brasil. Operando com uma análise do discurso em Michel Foucault, encontramos, funcionando nesses documentos curriculares, um enunciado que subjetiva o surdo como um cidadão de direitos e como integrante da comunidade surda. A partir de uma discussão teórica sobre direito e cidadania, aprofundamo-nos na análise desse enunciado de forma a pensar o surdo como aquele que tem direitos humanos e também direitos que advém de ser parte da comunidade surda, sendo esses direitos de pessoa com deficiência e de uma minoria linguístico-cultural.

Palavras-chave: Comunidade Surda; Educação de Surdos; Cidadania.

 

Abstract

Bilingual schools for the deaf have been a privileged place for research in the area of Deaf ​​Education Deaf, providing investigations that help in understanding this deaf student as a subject that is part of a community: the deaf community. This article presents a study of curricular documents of schools for the deaf dialoguing with the study of legislation and Public Policies that provide guidelines for the education of the deaf in Brazil. Operating with an analysis of Michel Foucault's discourse, we found, functioning in these curricular documents, a statement that subjectifies the deaf as a citizen of rights and as a member of the deaf community. Based on a theoretical discussion on law and citizenship, we deepened the analysis of this statement in order to think of the deaf as those who have human rights and rights that come from being part of the deaf community, being these rights of persons with disabilities and of a linguistic-cultural minority.

Keywords: Deaf Community; Deaf Education; Citizenship.

 

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Biografia do Autor

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Educação pela mesma instituição. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação. E-mail: ags.21@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8962-5108

Madalena Klein, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, currículo, cultura surda, diferença e educação, pedagogias decolonais. E-mail: kleinmada@hotmail.com. Orcid: 0000-0002-2222-6700.

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

DA SILVA VIEIRA, A. G.; KLEIN, M. O surdo como cidadão integrante da comunidade surda: analisando discursos curriculares de escolas de surdos: The deaf as a citizen part of the deaf community: analyzing curricular discourses of schools for the deaf. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6957. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

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Artigos