Quando as saídas moram nas palavras educação e comunidade: reflexões [bakhtinianas] sobre teatro, prisão e pandemia

When the answers are in the words education and community: [Bakhtinian] reflections on theater, prison, and pandemic

Autores

Resumo

O artigo propõe reflexões sobre teatro, prisão e pandemia, tendo como disparador poético um caderno de atividades disponibilizado a mulheres em situação de privação de liberdade durante o período de isolamento por conta do vírus Covid-19. Com sustentação teórico-metodológica nos estudos de Bakhtin e o Círculo, o texto busca mobilizar os sentidos das palavras educação e comunidade, discutindo, no espectro do que se compreende por relações dialógicas, as noções de verbo-visualidade, esfera/campo e comunicação estética. Os resultados demonstram as potencialidades do referido projeto, apontando, especialmente suas relações com a imprevisibilidade no campo da pesquisa e da prática em educação, e sinalizam a urgência da realização e análise de processos nos quais educação e comunidade estejam envolvidos.

Palavras-chave: Educação; Comunidade; Teatro na prisão.

 

Abstract

The article proposes reflections about theater, prison, and the pandemic, having as a poetic trigger an activity book made available to women in a situation of deprivation of liberty during the period of isolation due to the Covid-19 virus. With theoretical-methodological support in the studies of Bakhtin and the Circle, the text seeks to mobilize the meanings of the words education and community, discussing, in the spectrum of what is understood by dialogical relations, the notions of verb-visuality, sphere/field, aesthetics communication. The results demonstrate the potential of this project, highlighting, especially its relationships with unpredictability in the field of research and practice in education, and signal the urgency of carrying out processes and analytics in which education and the community are involved.

Keywords: Education; Community; Theater in prison.

 

 

 

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Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Possui Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUC-SP-CNPq) e em Educação (PPGE/UNIVALI-PNPD/CAPES), Doutorado em Educação (UFPR), Mestrado em Educação (PPGE/FURB-PROSUP/CAPES), Bacharelado e Licenciatura em Teatro-Interpretação (FURB). Professor da área de Linguagem, Corpo e Educação na Universidade Federal do Paraná. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR) e Letras - Estudos da Linguagem (PPGL-FURG/Universidade Federal do Rio Grande). Pesquisador do CNPq / Bolsa Produtividade. E-mail: jeancarllosgoncalves@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2826-3366

 

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Publicado

26/12/2023
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Como Citar

GONÇALVES, J. C. Quando as saídas moram nas palavras educação e comunidade: reflexões [bakhtinianas] sobre teatro, prisão e pandemia: When the answers are in the words education and community: [Bakhtinian] reflections on theater, prison, and pandemic. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6941. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

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Artigos