Vivências comunitárias de crianças em um parquinho de uma instituição religiosa

Community experiences of children in a playground of a religious institution

Autores

Resumo

Este artigo insere-se no campo de estudos sobre as infâncias e tem por objetivo analisar as produções culturais de crianças enquanto estão no parquinho. O aporte teórico fundamenta-se no campo de estudos da infância, em perspectiva transdisciplinar com a sociologia da infância, geografia das infâncias e psicologia histórico-cultural. A abordagem etnográfica orienta as investigações empíricas, tendo a articulação entre as modalidades verbal e pictórica como possibilidades de escuta das crianças. As imersões no campo apontam para o parquinho como um lugar que possibilita o desenvolvimento pleno das crianças, por meio da elaboração da cultura de pares no contexto de brincadeiras. No entanto, a subordinação desse grupo geracional limita a ida ao parquinho, pois são os adultos que decidem e controlam os espaços e tempos das crianças.

Palavras-chave: Infância; Direito à participação em pesquisas; Parquinho.

 

Abstract

This article is part of the field of childhood studies and aims to analyze the cultural productions of children while they are in the playground. The theoretical contribution is based on the field of childhood studies from a transdisciplinary perspective with the sociology of childhood, childhood geography, and historical-cultural psychology. The ethnographic approach guides the empirical investigations, using the articulation between the verbal and pictorial modalities as listening possibilities for children. The immersion in the field points to the playground as a place that enables the full development of children through the elaboration of the culture through playing. However, the subordination of this generational group limits going to the playground, as it is the adults who decide and control the children's spaces and schedules.

Keyworks: Childhood; The right to participate in research; the playground

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimara Gomes Oliveira de Morais, Universidade de Brasília

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (Brasil). Professora Substituta - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Integrante do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Corpo e Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa GEPA – Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico. E-mail: lucimara_morais@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8165-8888

 

Angélica Aparecida Ferreira da Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília- PPGE/FE/UnB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (Brasil). Membro do Grupo IMAGEM – Grupo de pesquisa sobre Infância, Corpo e Educação. E-mail: angelic.sil@gmail.com Orcid:  https://orcid.org/0000-0001-8321-5303 

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Doutora em Educação – UFSC.  rofessora Titular da Universidade de Brasília – UnB (Brasil). Líder do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Infância, Corpo e Educação. E-mail: ingridwiggers@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5412-7021

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 189
  • pdf downloads: 187

Como Citar

GOMES OLIVEIRA DE MORAIS, L.; SILVA, A. A. F. da; WIGGERS, I. D. Vivências comunitárias de crianças em um parquinho de uma instituição religiosa: Community experiences of children in a playground of a religious institution. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6921. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos