Vivências comunitárias de crianças em um parquinho de uma instituição religiosa
Community experiences of children in a playground of a religious institution
Resumo
Este artigo insere-se no campo de estudos sobre as infâncias e tem por objetivo analisar as produções culturais de crianças enquanto estão no parquinho. O aporte teórico fundamenta-se no campo de estudos da infância, em perspectiva transdisciplinar com a sociologia da infância, geografia das infâncias e psicologia histórico-cultural. A abordagem etnográfica orienta as investigações empíricas, tendo a articulação entre as modalidades verbal e pictórica como possibilidades de escuta das crianças. As imersões no campo apontam para o parquinho como um lugar que possibilita o desenvolvimento pleno das crianças, por meio da elaboração da cultura de pares no contexto de brincadeiras. No entanto, a subordinação desse grupo geracional limita a ida ao parquinho, pois são os adultos que decidem e controlam os espaços e tempos das crianças.
Palavras-chave: Infância; Direito à participação em pesquisas; Parquinho.
Abstract
This article is part of the field of childhood studies and aims to analyze the cultural productions of children while they are in the playground. The theoretical contribution is based on the field of childhood studies from a transdisciplinary perspective with the sociology of childhood, childhood geography, and historical-cultural psychology. The ethnographic approach guides the empirical investigations, using the articulation between the verbal and pictorial modalities as listening possibilities for children. The immersion in the field points to the playground as a place that enables the full development of children through the elaboration of the culture through playing. However, the subordination of this generational group limits going to the playground, as it is the adults who decide and control the children's spaces and schedules.
Keyworks: Childhood; The right to participate in research; the playground
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