Educação Especial, Inclusão e Intersecções com a Medicalização na escola
Special Education, Inclusion and Intersections with Medicalization in School
Resumo
O estudo buscou compreender as intersecções entre os processos de medicalização na escola e a educação especial, a partir do processo histórico da educação especial no Brasil e da análise da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. É um estudo qualitativo, descritivo e documental, em que abordamos aspectos teóricos e documentais para compreensão do fenômeno da medicalização na escola. Historicamente, uma das portas de entrada da medicalização da escola tem acontecido pela educação especial e, mesmo diante de uma perspectiva inclusiva, são fortes os resquícios de uma educação clínico-terapêutica. Constatamos que o documento que analisamos neste estudo, representou avanços na perspectiva de uma escola para as diferenças, mas ainda apresenta aspectos normativos, conceituais, organizacionais que coadunam com a medicalização.
Palavras-chaves: Educação Especial; Políticas Públicas de Educação Inclusiva; Medicalização.
Abstract
The study sought to understand the intersections between processes of medicalization in school and special education, from the historical process of special education in Brazil and the analysis of National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education of 2008. It is a qualitative , descriptive and documental study, in which we approach theoretical and documental aspects for understanding the medicalization in school phenomenon. Historically, one of the gateways to medicalization in school has happened through special education and, even in an inclusive perspective, the remnants of a clinical-therapeutic education are strong. We found that the document we analyzed in this study represented advances in the perspective of a school for differences, but still presents normative, conceptual, organizational aspects that are consistent with medicalization.
Keywords: special education; public policies of Special education; medicalization
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