Educação Especial, Inclusão e Intersecções com a Medicalização na escola

Special Education, Inclusion and Intersections with Medicalization in School

Autores

Resumo

O estudo buscou compreender as intersecções entre os processos de medicalização na escola e a educação especial, a partir do processo histórico da educação especial no Brasil e da análise da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008. É um estudo qualitativo, descritivo e documental, em que abordamos aspectos teóricos e documentais para compreensão do fenômeno da medicalização na escola. Historicamente, uma das portas de entrada da medicalização da escola tem acontecido pela educação especial e, mesmo diante de uma perspectiva inclusiva, são fortes os resquícios de uma educação clínico-terapêutica. Constatamos que o documento que analisamos neste estudo, representou avanços na perspectiva de uma escola para as diferenças, mas ainda apresenta aspectos normativos, conceituais, organizacionais que coadunam com a medicalização.

Palavras-chaves: Educação Especial; Políticas Públicas de Educação Inclusiva; Medicalização.

 

 Abstract 

The study sought to understand the intersections between processes of medicalization in school and special education, from the historical process of special education in Brazil and the analysis of National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education of 2008. It is a qualitative , descriptive and documental study, in which we approach theoretical and documental aspects for understanding the medicalization in school phenomenon. Historically, one of the gateways to medicalization in school has happened through special education and, even in an inclusive perspective, the remnants of a clinical-therapeutic education are strong.  We found that the document we analyzed in this study  represented advances in the perspective of a school for differences, but still presents normative, conceptual, organizational aspects that are consistent with medicalization.

Keywords: special education; public policies of Special education; medicalization

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Biografia do Autor

Dilma Carmem Costa da Silva, UFAL

Mestranda em Ensino e Formação de Professores pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB, 2000), com especialização em Educação Psicopegagogia pela mesma universidade (UNEB, 2003). Professora da rede municipal de Delmiro Gouveia-AL e Professora da rede municipal de Paulo Afonso-BA. Tem interesse na área de Educação Inclusiva, educação especial e medicalização e patologização.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9941-4024 E-mail: dilma.silva@arapiraca.ufal.br.  

Danielle Oliveira da Nóbrega, UFRN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2017), Mestre em Educação pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN, 2007), licenciada em Psicologia e bacharel em Psicologia pela mesma universidade (UFRN, 2003 e 2002). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação). Atua na orientação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Formação de Professores da UFAL. Tem interesse na área de Psicologia da Educação, desenvolvendo estudos com temáticas relativas aos processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento humano e medicalização da vida. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0245-6533. E-mail: danielle.nobrega@ufrn.br.  

 

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Publicado

22/01/2024
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Como Citar

COSTA DA SILVA, D. C.; OLIVEIRA DA NÓBREGA, D. Educação Especial, Inclusão e Intersecções com a Medicalização na escola: Special Education, Inclusion and Intersections with Medicalization in School. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6630. Acesso em: 23 fev. 2024.