Competências do Bom Professor na Ótica de Alunos de um Curso de Especialização da Área da Saúde

Autores

  • Albêne Lis Monteiro no@email.com
    Professora do PPGED - UEPA. Doutora em Educação, Licenciada Plena Em Pedagogia na Habilitação Administração Escolar (1973) e Supervisão Escolar (1975) pela UFPA, mestra em Educação, Supervisão e Currículo (PUC/SP-1997) e doutora em Educação
  • Cely do Socorro Costa Nunes no@email.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Elizabeth Teixeira no@email.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

O artigo objetiva identificar competências que marcam a postura do bom professor. Foram sujeitos 25 alunos do Curso de Especialização em Cinesiologia, da Universidade do Estado do Pará, egressos de cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física. Os depoimentos foram obtidos durante a disciplina Metodologia da Educação Superior. Infere-se com base nos resultados que o bom professor é aquele que concilia competências afetivas/atitudinais/morais, profissionais e culturais, o que indica que os professores precisam desenvolver competências que vão além do domínio didático, o que levanta a expectativa que, cada vez mais, são exigidos não só o domínio de conhecimentos pedagógicos e específicos das disciplinas, como também, conhecimentos relativos às dimensões éticas, democráticas, morais, atitudinais e culturais. Conclui-se que tais competências contribuem para que os professores tornem-se inesquecíveis para seus alunos como exemplos de profissionais bem sucedidos.

Palavras chave: Trabalho docente. Educação superior." Bom professor.

Competences of the good teacher in the optics of students of a course of specialization of the area of the health

The article aims at to identify competences that mark the good teacher's posture. They were subject 25 students of the Course of Specialization in Cinesiologia, of the University of the State ofPará, exits of courses of Physiotherapy, Occupational therapy and Physical education. The depositions were obtained during the discipline Methodology of the Superior Education. The subjects answered the subject: what is good teacher to be? It is inferred with base in the results that the good teacher is that that reconciles competences afetivas/atitudinais/morais, professionals and cultural, what indicates that the teachers need to develop competences to be going besides the didactic domain, what lifts the expectation that, more and more, they are demanded not only the domain of pedagogic and specific knowledge of the disciplines, as well as, relative knowledge to the dimensions ethical, democratic, moral, atitudinais and cultural. It is ended that such competences contribute for the teachers to become unforgettable for their students as professionals' examples well happened."

KeyWords: I work educational. Superior education." Good teacher.""

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albêne Lis Monteiro, Professora do PPGED - UEPA. Doutora em Educação, Licenciada Plena Em Pedagogia na Habilitação Administração Escolar (1973) e Supervisão Escolar (1975) pela UFPA, mestra em Educação, Supervisão e Currículo (PUC/SP-1997) e doutora em Educação

Universidade do Estado do Pará

Cely do Socorro Costa Nunes, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Pedagogia (1984), Mestra em Educação (1995) e Doutora em Educação (UNICAMP-2000). Professora aposentada da Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia. Pesquisadora no campo educação, com ênfase em formação de professores, educação superior, pesquisa, avaliação e pós-graduação. Atualmente vincula-se como professora e investigadora a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Ciências da Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Pará

Pós-Doutora em Sociologia, (Universidade de Coimbra/PT, 2002). Doutora em Ciências Sócio - Ambiental (UFPA - 1999); mestra em Educação (UERJ - 1993). Enfermeira (UFRJ) e especialista em saúde pública (CEUB-DF). Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, do Mestrado em Educação e do Curso de Graduação em Enfermagem. Lidera o Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA) e participa do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Coordenadora da Comissão Assessora da Área de Enfermagem do INEP/MEC e Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem Secção Pará. Atua na área de Enfermagem, com ênfase em Práticas Educativas em Saúde (DST/AIDS), saúde da mulher e saúde indígena.

Downloads

Publicado

26/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 160
  • PDF downloads: 261

Como Citar

MONTEIRO, A. L.; NUNES, C. do S. C.; TEIXEIRA, E. Competências do Bom Professor na Ótica de Alunos de um Curso de Especialização da Área da Saúde. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 17–28, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/65. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2