Pesquisa (Auto) biográfica em educação: a terminologia como poética do pensamento e as literaturas subterrâneas
(Auto) biographical research in education: terminology as poetics of thought and underground literatures
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a terminologia relato ecobio/gráfico na pesquisa (auto)biográfica em educação e é fruto de minha tese de doutorado em educação. Utilizando-me de referenciais do campo da pesquisa biográfica em educação, este artigo buscou discutir e justificar a terminologia utilizada em nossa pesquisa: relato eco/biográfico, uma vez que os relatos produzidos por nossos interlocutores de pesquisa sempre apontavam para relações de amozades (amor e amizade) construídas em suas andanças e perambulações artístico-literárias pelo mundo, construindo assim seus territórios existenciais/identitários.
Palavras-chave: Literaturas subterrâneas; Formação de si; Letramento artístico-literário
Abstract
The aim of this article is to discuss the terminology ecobio/graphic report in (auto)biographical research in education and is the result of my doctoral thesis in education. Using references from the field of biographical research in education, this article sought to discuss and justify the terminology used in our research: eco/biographical report, since the reports produced by our research interlocutors always pointed to love relationships (love and friendship) built in their wanderings and artistic-literary wanderings around the world, thus building their existential/identity territories.
Keywords: Underground literatures; Self-formation; artistic-literary literacy
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