Pesquisa (Auto) biográfica em educação: a terminologia como poética do pensamento e as literaturas subterrâneas

(Auto) biographical research in education: terminology as poetics of thought and underground literatures

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a terminologia relato ecobio/gráfico na pesquisa (auto)biográfica em educação e é fruto de minha tese de doutorado em educação. Utilizando-me de referenciais do campo da pesquisa biográfica em educação, este artigo buscou discutir e justificar a terminologia utilizada em nossa pesquisa: relato eco/biográfico, uma vez que os relatos produzidos por nossos interlocutores de pesquisa sempre apontavam para relações de amozades (amor e amizade) construídas em suas andanças e perambulações artístico-literárias pelo mundo, construindo assim seus territórios existenciais/identitários.

Palavras-chave: Literaturas subterrâneas; Formação de si; Letramento artístico-literário

 

Abstract

The aim of this article is to discuss the terminology ecobio/graphic report in (auto)biographical research in education and is the result of my doctoral thesis in education. Using references from the field of biographical research in education, this article sought to discuss and justify the terminology used in our research: eco/biographical report, since the reports produced by our research interlocutors always pointed to love relationships (love and friendship) built in their wanderings and artistic-literary wanderings around the world, thus building their existential/identity territories.

Keywords: Underground literatures; Self-formation; artistic-literary literacy

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sahmaroni Rodrigues de Olinda, UFC

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará/ Sorbonne Cité Paris 13/ Nord, Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação Docente GEPED/UFC. Professor adjunto do Departamento de Teoria e Prática do Ensino (FACED-UFC) E-mail: sahmaroni.rodrigues@uece.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4820-6134

Downloads

Publicado

10/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 79
  • pdf downloads: 60

Como Citar

RODRIGUES DE OLINDA, S. Pesquisa (Auto) biográfica em educação: a terminologia como poética do pensamento e as literaturas subterrâneas : (Auto) biographical research in education: terminology as poetics of thought and underground literatures. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6556. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos