Território educativo das águas: os saberes da comunidade ribeirinha do Rio Marajó-Açu em Ponta de Pedras (PA)A.

The educational territory of the waters: the knowledge of the riverside community of the Marajó-Açu River in Ponta de Pedras (PA)

Autores

Resumo

O presente texto é um estudo acerca dos saberes culturais e do currículo da escola ribeirinha em Ponta de Pedras-PA. Objetiva-se analisar o conceito de “Território educativo das águas”, tecendo as relações com os saberes culturais e do currículo das escolas ribeirinhas. Procurou-se compreender essas relações a partir dos eixos de análise a educação ribeirinha, saberes culturais e currículo. Para tanto, foram analisados documentos curriculares trabalhados nas escolas ribeirinhas, a fala dos sujeitos da comunidade e dos professores da escola a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, de forma a buscarmos compreender como esse território educativo das águas tem dado inserção e visibilidade aos saberes locais produzidos nos contextos culturais dos estudantes.

Palavras-chave: Currículo. Educação ribeirinha. Saberes Culturais.

 

Abstract

The present text studies the cultural knowledge and curriculum of the riverside school in Ponta de Pedras, PA. It aims to analyze the concept of the Educational Territory of the waters, weaving the relations with the cultural knowledge and the curriculum of riverside schools. We have tried to understand these relationships based on the analysis of riverside education, cultural knowledge, and curriculum. To this end, the curriculum documents worked in the riverside schools were analyzed, as well as the speech of community subjects and school teachers through semi-structured interviews, to understand how this educational territory of the waters has given insertion and visibility to the local knowledge produced in the cultural contexts of the students.

Keywords: Curriculum. Riverside Education. Cultural Knowledge.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Santos Furtado, UFPA

Mestra em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura - PPGEDUC/UFPA. Especialista em Educação Inclusiva no Campo - UFPA/Cametá-PA. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Universitário Tocantins/Cametá. Associada da Rede Latino Americana de Estudos Epistemológicos em Políticas Educativas; a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Email: https://lattes.cnpq.br/2807111537665415 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0443-2498

 

Eraldo Souza do Carmo , UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA/NAEA). Especialista em Planejamento do Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (UFPA/NAEA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Professor adjunto III da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins (CUNTINS), Vinculado a Faculdade de Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), atua na linha de Pesquisa: Políticas e Sociedades. Associado da Rede Latino Americana de Estudios Epistemológicos en Políticas Educativas; a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Endereço eletrônico:  http://lattes.cnpq.br/4280135157998138 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4824-8016

Downloads

Publicado

10/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 242
  • pdf downloads: 153

Como Citar

SANTOS FURTADO, L.; SOUZA DO CARMO , E. Território educativo das águas: os saberes da comunidade ribeirinha do Rio Marajó-Açu em Ponta de Pedras (PA)A.: The educational territory of the waters: the knowledge of the riverside community of the Marajó-Açu River in Ponta de Pedras (PA). Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6523. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos