Território educativo das águas: os saberes da comunidade ribeirinha do Rio Marajó-Açu em Ponta de Pedras (PA)A.
The educational territory of the waters: the knowledge of the riverside community of the Marajó-Açu River in Ponta de Pedras (PA)
Resumo
O presente texto é um estudo acerca dos saberes culturais e do currículo da escola ribeirinha em Ponta de Pedras-PA. Objetiva-se analisar o conceito de “Território educativo das águas”, tecendo as relações com os saberes culturais e do currículo das escolas ribeirinhas. Procurou-se compreender essas relações a partir dos eixos de análise a educação ribeirinha, saberes culturais e currículo. Para tanto, foram analisados documentos curriculares trabalhados nas escolas ribeirinhas, a fala dos sujeitos da comunidade e dos professores da escola a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, de forma a buscarmos compreender como esse território educativo das águas tem dado inserção e visibilidade aos saberes locais produzidos nos contextos culturais dos estudantes.
Palavras-chave: Currículo. Educação ribeirinha. Saberes Culturais.
Abstract
The present text studies the cultural knowledge and curriculum of the riverside school in Ponta de Pedras, PA. It aims to analyze the concept of the Educational Territory of the waters, weaving the relations with the cultural knowledge and the curriculum of riverside schools. We have tried to understand these relationships based on the analysis of riverside education, cultural knowledge, and curriculum. To this end, the curriculum documents worked in the riverside schools were analyzed, as well as the speech of community subjects and school teachers through semi-structured interviews, to understand how this educational territory of the waters has given insertion and visibility to the local knowledge produced in the cultural contexts of the students.
Keywords: Curriculum. Riverside Education. Cultural Knowledge.
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