A intervenção pedagógica no ensino de frações no 5º ano do ensino fundamental

The pedagogical intervention in the teaching of fractions in the 5th grade of elementary school

Autores

Resumo

O texto apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar o conceito matemático de maior dificuldade para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental e como uma intervenção pedagógica poderia contribuir para a aquisição desse conceito pelos alunos. O levantamento inicial e a avaliação diagnóstica indicaram o conteúdo Fração como o de maior dificuldade para apropriação, sendo este, portanto, o tema central da ação interventiva. A análise dos dados colhidos confirma a formação de conceitos como uma atividade complexa e da atuação docente organizada e sistematizada; ainda que verificada a necessidade de ampliação do número de encontros, os participantes do grupo de pesquisa se apropriaram do conceito proposto, resolvendo situações-problema e aplicando os conhecimentos acerca do tema em diferentes situações.

Palavras-chave: Educação básica; Conceitos matemáticos; Fração; Intervenção pedagógica.

 

Abstract

The text presents a research conducted with the objective of investigating the mathematical concept of greatest difficulty for students of the 5th grade of elementary school and as a pedagogical intervention based on assumptions of historical-cultural theory could contribute to the acquisition of this concept by students. The initial survey and diagnostic assessment indicated the fraction content as the most difficulty for appropriation, which is therefore the central theme of interventional action. The analysis of the collected data confirms the formation of concepts as a complex activity and the organized and systematized teaching performance; although verified the need to expand the number of meetings, the research group participants appropriated the proposed concept, solving problem situations and applying knowledge on the subject in different situations.

Keywords: Basic education; Mathematical concepts; Fraction; Pedagogical intervention.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Maria Bordini Fecchio, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3216-4168.  E-mail: dmbordini@gmail.com.

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (Concurso público Edital 052/2011 - PRH). Psicóloga e Psicopedagoga. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6798-5225. E-mail: nnrmori@uem.br.

Downloads

Publicado

29/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 261
  • pdf downloads: 64

Como Citar

BORDINI FECCHIO, D. M.; MORI, N. N. R. A intervenção pedagógica no ensino de frações no 5º ano do ensino fundamental: The pedagogical intervention in the teaching of fractions in the 5th grade of elementary school. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6500. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas