Orientações oficiais da rede municipal de educação de Belém para as práticas curriculares durante o ápice pandêmico de Covid-19

Official orientations of the municipal system of education of Belém concerning academic practices during the covid-19 pandemic

Autores

Resumo

Esta pesquisa analisa as orientações oficiais prescritas às práticas curriculares dos docentes da rede municipal de educação de Belém no período da pandemia de Covid-19. Pauta-se na pesquisa de abordagem qualitativa, tipo documental e análise de conteúdo. Analisou-se o calendário letivo, aprovado pela Resolução nº 30-CME/2022, o Parecer nº 86/20 e o Plano de retorno das atividades semipresenciais para o 2º semestre de 2021. Dialoga-se sobre as práticas curriculares regidas pelas normativas voltadas ao funcionamento das escolas municipais e as orientações oficiais acerca da gestão e organização do currículo. Os documentos orientadores para as práticas docentes neste período apontam que o ensino remoto e o retorno gradual das aulas presenciais foram necessários, apesar das dificuldades e desafios das práticas curriculares, os professores buscaram efetivar um processo educativo na perspectiva democrática, coletiva e inclusiva.

Palavras-chave: Orientações oficiais; Práticas curriculares; Pandemia de Covid-19.

 

Abstract

This research analyzes the official guidelines prescribed for the curricular practices of teachers in the municipal system of education of Belém in the period of the Covid-19 pandemic. It is based on research with a qualitative approach, documentary type and content analysis. The school calendar, approved by Resolution nº 30-CME/2022, Opinion nº 86/20 and the Plan for the return of blended activities for the 2nd semester of 2021 were analyzed. functioning of municipal schools and official guidelines on the management and organization of the curriculum. Guiding documents for teaching practices in this period point out that remote teaching and the gradual return of face-to-face classes were necessary, despite the difficulties and challenges of curricular practices, teachers sought to implement an educational process from a democratic, collective and inclusive perspective.

Keywords: Official orientations; Academic practices; Covid-19 pandemic.

 

 

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Biografia do Autor

Marluce Batista Silva Cardoso, UFPA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. 

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica da Universidade Federal do Pará.

E-mail: marlucembs99@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9130-8320

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Universidade Federal do Pará- UFPA

Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001).

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado).

E-mail: genylton@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6264-5387

 

 

 

 

 

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Publicado

02/08/2023
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Como Citar

BATISTA SILVA CARDOSO, M.; ODILON RÊGO DA ROCHA, G. Orientações oficiais da rede municipal de educação de Belém para as práticas curriculares durante o ápice pandêmico de Covid-19 : Official orientations of the municipal system of education of Belém concerning academic practices during the covid-19 pandemic. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6491. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos