A história das ciências e a ecologia dos saberes: diálogos para a construção de uma educação intercultural

La historia de la ciencia y la ecología del saber: diálogos para la construcción de una educación intercultura

Autores

Resumo

Este artigo propõe um estudo teórico sobre as potencialidades da história das ciências em diálogo com a ecologia dos saberes, procurando construir uma educação emancipadora e intercultural. As reflexões terão como base os conceitos de educação popular, de Paulo Freire, e a ecologia dos saberes, de Boaventura de Sousa Santos. A proposta é compreender o potencial reflexivo sobre a produção dos conhecimentos através da história das ciências no ensino de ciências, buscando a valorização da pluralidade de saberes e culturas dos povos existentes, que muitas vezes são invisibilizados, questionando a monocultura presente, que valoriza uma única episteme superior e eurocêntrica. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e bibliográfica. Como resultados, esperamos que as reflexões aqui apontadas sobre a abordagem histórica das ciências fomentem a interculturalidade na educação.

Palavras-chave: Educação Intercultural. História das Ciências. Ecologia dos Saberes.

 

Resumen

El siguiente artículo propone un estudio teórico respecto a las potencialidades de la historia de las ciencias en diálogo con la ecología de saberes, buscando construir una educación emancipadora e intercultural. Las reflexiones se basarán en los conceptos de educación popular, de Paulo Freire, y ecología de saberes, de Boaventura de Sousa Santos. La propuesta es comprender el potencial reflexivo sobre la producción de saberes a través de la historia de la ciencia en la enseñanza de las ciencias, buscando valorar la pluralidad de saberes y culturas de los pueblos existentes, que muchas veces son hechos invisibles, cuestionando la monocultura existente, que valora una episteme única superior y eurocéntrica. El enfoque metodológico de la investigación es cualitativo y bibliográfico. En consecuencia, esperamos que las reflexiones aquí presentadas sobre el abordaje histórico de las ciencias favorezcan la interculturalidad en la educación.

Palabras clave: Educación Intercultural. Historia de las Ciencias. Ecología de Saberes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Regina Varela Roa, UFABC

Licenciada e bacharel em Química, licenciada em Física, com especializações em ensino de astronomia, ensino de Química e em Ciência da Tecnologia, e mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Membro fundadora da Associação de Professores da Escola Pública, membro do Grupo de Trabalho USP-Escola. Atualmente é professora de Química e Física da rede pública estadual paulista.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0234-8679. E-mail: katiaprofquimicafisica@gmail.com.

Márcia Helena Alvim, Universidade Federal do ABC

Bacharel e licenciada em História, mestre e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de História das Ciências. Atualmente é professora associada no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0904-5032. E-mail: marcia.alvim@ufabc.edu.br.

 

Zaqueu Vieira Oliveira, Sem instituição

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), com período sanduíche na Universidade de Lisboa, e pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5152-0899. E-mail: z.zaqueu@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

07/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 200
  • pdf downloads: 150

Como Citar

VARELA ROA, K. R.; HELENA ALVIM, M.; VIEIRA OLIVEIRA, Z. A história das ciências e a ecologia dos saberes: diálogos para a construção de uma educação intercultural: La historia de la ciencia y la ecología del saber: diálogos para la construcción de una educación intercultura. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6482. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos