A reinvenção da infância e da memória em Leandro Tocantins

The reinvention of childhood and memory in Leandro Tocantins

Autores

Resumo

O artigo estuda a infância e a memória nos livros: Cosmoinfância (1969), Aventuras de Tizinho (1978) e O menino que passeava no céu (1984), de Leandro Tocantins, escritor brasileiro que nasceu em Belém do Pará em 1919, e ainda nos primeiros meses de vida mudou para o Acre, indo residir no Vale de Juruá, importante polo gomífero da região, onde permaneceu por alguns anos. Essa mudança marcou profundamente a fase vivida entre os dois estados. Já adulto, e como escritor, Tocantins revisita as primeiras memórias e imprime em seus livros traços do gênero autoficcional e memorialístico. Nesse universo, vida e obra se entrelaçam, o “sentimento de infância” e a memória tornam-se o fio condutor de um sujeito/autor que se narra e se confunde com o universo de suas personagens. Por esse viés, o estudo dialoga com as teorias do campo da infância, da memória e da autoficção.

Palavras-chave: Infância; Memória; Autoficção.

 

Abstract

The article studies childhood and memory in the books Cosmoinfância (1969), Aventuras de Tizinho (1978), and O Menino que Passeava no Céu (1984), by Leandro Tocantins, a Brazilian writer who was born in Belém- Pará in 1919.  In his early childhood, he moved to Acre to live in the Juruá Valley, an important gum-growing hub in the region, where he stayed for a few years. This change profoundly marked the phase lived between the two states. As an adult and writer, Tocantins revisits his first memories and prints traits of the auto-fictional and memorialist genres in his books. In this universe, life and work intertwine, and the “childhood feeling” and memory become the guiding thread of a subject/author who narrates and merges with the universe of his characters. For this bias, the study dialogues with theories in the field of childhood, memory, and self-fiction.

Keywords: Childhood; Memory; Self-fiction.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli dos Santos Pimentel, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da UFPA Campus Marajó Breves. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) Integra o Núcleo de Pesquisa Cultura e Memórias Amazônicas (CUMA-UEPA).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9866-2517. E-mail: danielipimentel2013@gmail.com.

 

Josebel Akel Fares, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Comunicação e Semiótica: Intersemiose na Literatura e nas Artes (PUCSP, 2003); mestra em Letras: Teoria Literária (UFPA,1997). Possui estágio Pós-Doutoral em Educação (PUCRS, 2012). É licenciada em Letras. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Pará/ Departamento de Língua e Literatura e Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, pesquisa principalmente temas ligados à Cultura e à Educação na Amazônia, como Poéticas Orais, Literatura Infantil, Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, Leitura, Arte-Educação. Coordena o Núcleo e o Grupo de pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA- UEPA); participa do Estudos de Narrativas na Amazônia (UFPA), filiados ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPQ). Membro de entidades científicas, tais como a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL/ GT de Literatura Oral e Popular), a Associação de Pesquisa e Pós Graduação em Educação (ANPED).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2384-0582. e-mail: belfares@uol.com.br.

 

Downloads

Publicado

10/06/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • pdf downloads: 91

Como Citar

DANIELI DOS SANTOS PIMENTEL; JOSEBEL AKEL FARES. A reinvenção da infância e da memória em Leandro Tocantins: The reinvention of childhood and memory in Leandro Tocantins. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6466. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos