Justiça social e justiça curricular: enlaces teóricos para análise e proposição de políticas e práticas curriculares
Social justice and curricular justice: theoretical connections for analysis and proposition of curricular policies and practices
Resumo
Frente às desigualdades agudizadas pela Covid-19, discute-se como o currículo escolar pode contribuir com a justiça social. De caráter bibliográfico, o estudo apresenta o conceito de justiça social a partir de Fraser (2012) sobre as lutas por redistribuição, reconhecimento e representatividade. Aborda-se a concepção de justiça curricular, a partir de autores como Connell (1995), Gimeno Sacristán (2002) e Torres Santomé (2013a) que analisam o caráter político do conhecimento valorizado no currículo. Nessa esteira, Ponce (2018) articula o conhecimento capaz de gerar vida digna, o cuidado com os sujeitos do currículo e a convivência democrática, as três dimensões da justiça curricular. Conclui-se que o arcabouço teórico de Fraser (2012) sobre justiça social pode ter sua materialidade praticada no currículo escolar à guisa das dimensões da justiça curricular, enlace conceitual para análise e proposição de políticas e práticas curriculares comprometidas com a redução das desigualdades.
Palavras-chave: Justiça social; Justiça curricular; Políticas curriculares.
Abstract
In a social scenario of inequalities exacerbated by the Covid-19 pandemic, curriculum justice is discussed as a possibility of analyzing curricular policies and practices. The concept of social justice is presented based on Fraser’s (2012) considerations on the struggles for redistribution, recognition and representation (3 R’s). Nexte, the concept of curricular justice is approached, with emphasis on the reflections of Connell (1995), Gimeno Sacristán (2002) and Torres Santomé (2013a; 2013b), with focus onn analysis of the political character of knowledge that is valued in the school curriculum. Along these lines, Ponce (2018) articulates knowledge capable of generating a dignified life, caring for all subjects in the curriculum and democratic coexistence, referring to three dimensions of curricular justice. It is concluded that Fraser's (2012) theoretical framework on social justice can have its materiality practiced in the school curriculum under the guise of the curricular justice dimensions, an essential conceptual link for the analysis and proposition of policies and curricular practices committed to reducing inequalities.
Keywords: Social justice; Curricular justice; Curricular policies.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 591
- pdf downloads: 487
- Visualizações do Artigo 591
- pdf downloads: 85