Análise de práticas inclusivas educacionais em Libras: o entendimento das responsabilidades com o meio ambiente

Analysis of inclusive educational practices in Libras: understanding responsibilities with the environment

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas inclusivas no contexto da Educação Ambiental (EA), uma vez que a compreensão do papel que cada indivíduo possui perante a sociedade reflete nas formas de convívio do cotidiano. Com base nos aspectos envolvendo a educação formal em Libras no país, a fase metodológica contempla um breve levantamento dos estudos sobre o tema, aplicando-se o critério de seleção quanto às diferentes abordagens implementadas e que visam integrar essa parcela da população na proteção do meio ambiente e validação de um senso coletivo. Como resultado, observou-se que ainda existem dificuldades e barreiras a serem superadas pelas instituições de ensino no aspecto inclusivo. No entanto, os métodos e recursos didáticos analisados muito colaboram para a inserção do aluno surdo no conhecimento das práticas ambientais, com enfoque inclusivo, acessível e, em alguns casos, com momentos de descontração e divertimento.

Palavras-chave: Ensino; Meio Ambiente; Libras.

 

 

Abstract

This research aims to analyze the inclusive practices in the context of Environmental Education (EE), since the understanding of the role that each individual has in society reflects in the ways of living together in everyday life. Based on aspects involving formal education in Libras in the country, the methodological phase includes a brief survey of studies on the subject, applying the selection criteria regarding the different approaches implemented and which aim to integrate this portion of the population in protecting the environment and validation of a collective sense. As a result, it was observed that there are still difficulties and barriers to be overcome by educational institutions in the inclusive aspect. However, the methods and didactic resources analyzed greatly contribute to the insertion of the deaf student in the knowledge of environmental practices, with an inclusive, accessible approach and, in some cases, with moments of relaxation and fun.

Key words: Teaching; Environment; Libras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildete da Silva Amorim M. Francisco, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Adjunto I do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas GLC do Instituto de Letras, Instituto de Saúde Coletiva - UFF e Doutora do Programa de Pós Graduação de Ciências e Biotecnologia –PPBI- Instituição: Universidade Federal Fluminense –UFF- Área de atuação: Libras , Tradução e Interpretação e Saúde. E-mail: gildeteamorim@id.uff.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5185-2092.

 

Arina Costa Martins Cardoso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Processos formativos e Desigualdades Sociais da UERJ-FFP na Linha de Pesquisa Política, Direito e Desigualdades; Mestra em Educação pelo mesmo programa da UERJ-FFP. Pós- Graduada (lato sensu) em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Professora de Educação Infantil na rede municipal de Niterói atuando na Sala de Recursos e professora de apoio especializado. Email: arina.nina@gmail.com , Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1078-6276

Ana Regina e Souza Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Professora do Departamento de Ensino Superior - DESU / INES. Doutora de Educação da UFSC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ. Intérprete e Tradutora de Libras e ASL. Proficiência em Libras (de Ensino e de Interpretação). Proficiência em LP pela CELP-BRAS (INEP). Vice Coordenadora do GT - Libras da ANPOLL. Coordenadora do GT - Libras da ABRALIN. Coordenadora Geral da NEO / DESU / INES. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1464-9524 , Email: anacampelloines@gmail.com

 

Downloads

Publicado

26/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 130
  • pdf downloads: 56

Como Citar

M. FRANCISCO, G. da S. A.; COSTA MARTINS CARDOSO, A.; E SOUZA CAMPELLO, A. R. Análise de práticas inclusivas educacionais em Libras: o entendimento das responsabilidades com o meio ambiente: Analysis of inclusive educational practices in Libras: understanding responsibilities with the environment. Revista Cocar, [S. l.], n. 22, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6444. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos