Práticas Curriculares de professoras da Educação Infantil: o remoto e o híbrido tecidos em contexto da pandemia da COVID-19

Curriculum practices of early childhood education teachers: the remote and the hybrid woven in context in the COVID-19 pandemic

Autores

Resumo

O artigo objetiva compreender, através das narrativas de professoras da educação infantil do município de Bom Jesus no estado do Piauí, como se deu o enfrentamento da prática no contexto da pandemia, considerando que, além das dificuldades impostas pela crise mundial sanitária, outra não menos grave se estabeleceu: a necessidade de integrar o ensino remoto ao ensino híbrido nessa etapa de escolarização. Considerando as narrativas produzidas a partir dos memoriais da prática das professoras observamos que a mudança da escola só será realidade quando as práticas curriculares dos professores que nela laboram forem capazes de provocar essas mudanças, o que demanda a transformação do pensamento, a ampliação da motivação e consequentemente do seu empenho e, nomeadamente, a melhoria das suas competências profissionais.

Palavras-chave: Práticas curriculares; Educação Infantil; Pandemia.

 

 

Abstract

The article aims to understand, through the narratives of early childhood education teachers in the municipality of Bom Jesus in the state of Piauí, how the practice was faced in the context of the pandemic, considering that, in addition to the difficulties imposed by the global health crisis, another no less serious situation was established: the need to integrate remote teaching with blended learning at this stage of schooling. Considering the narratives produced from the memorials of the teachers' practice, we observe that the change in the school will only be a reality when the curricular practices of the teachers who work there are able to provoke these changes, which demands the transformation of thought, the expansion of motivation and consequently of their commitment and, in particular, the improvement of their professional skills.

Keywords: Curricular practices; Childhood education; Pandemic.

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Biografia do Autor

Dryelle Patrícia Silva e Silva, Universidade Estadual do Piauí

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí, Professora da Universidade Estadual do Piauí - Campus de Bom Jesus. Membro do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo - NUFAGEC.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0387-2926  E-mail: dryellepatricia@bjs.uespi.br

 

Neide Cavalcante Guedes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo - NUFAGEC.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6801-3922  E-mail: neidecguedes@hotmail.com

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Publicado

02/08/2023
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Como Citar

SILVA E SILVA, D. P.; CAVALCANTE GUEDES, N. Práticas Curriculares de professoras da Educação Infantil: o remoto e o híbrido tecidos em contexto da pandemia da COVID-19: Curriculum practices of early childhood education teachers: the remote and the hybrid woven in context in the COVID-19 pandemic. Revista Cocar, [S. l.], n. 17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6356. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos