Formação de Professores como agentes na Prevenção do Abuso Sexual Infantil

Training of Teachers as Agents in the Prevention of Child Sexual Abuse

Autores

  • Shayane França Lopes shayanelopes@id.uff.br
  • Nathalie Paes Lima prof.nathalie.lima@gmail.com
    GEES/GEPED/UFS
  • Danielle Lima Silva dls1984daniellelima@gmail.com

Resumo

O enfoque do presente artigo é fomentar a reflexão sobre o problema real do abuso sexual infantil em nossa sociedade e o papel potente do professor para a prevenção e proteção das crianças. Para isso, esses profissionais precisam ser capacitados desde a graduação para que tenham acesso ao conhecimento específico, bem como na formação continuada, para que permaneçam aprendendo e utilizando ferramentas e estratégias eficientes, como é o caso da literatura infantil. Nossos docentes foram educados mediante os padrões tradicionais e repressores da sociedade, nos quais a educação sexual é um tabu. Assim, não aprenderam a identificar os tipos de abuso sexual, nem como prevenir, por isso é essencial uma formação adequada para que possam trazer o tema para as escolas em todo o país de maneira didática e segura.

Palavras-chave: Abuso Sexual Infantil; Formação; Prevenção; Professor.

 

Abstract

The focus of this article is to bring up a reflection about the real problem of child sexual abuse in our society and the powerful role of the teacher in the prevention and protection of children. For this to happen, these professionals need to be trained since graduation so that they have access to specific knowledge, as well as in continuing education, so that they keep learning and using efficient tools and strategies, as is the case of children's literature. Our teachers were educated through the traditional and repressive patterns of society, in which sex education is a taboo. Therefore, they have not learned how to identify the types of sexual abuse, nor how to prevent it, so an adequate training is essential so that they can bring the topic to schools all over the country in a didactic and safe way.

Keywords: Child Sexual Abuse; Training; Prevention; Teacher

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shayane França Lopes

Doutora em Estudos de Linguagem.

Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense e em Educação Inclusiva pela Universidade Cândido Mendes.

E-mail: shayanelopes@id.uff.br  ORCID: https://orcid.org/ORCID 0000-0003-1478-2480

Nathalie Paes Lima, GEES/GEPED/UFS

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Faculdade Amadeus. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Superior.

 E-mail: prof.nathalie.lima@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5694-9133

Danielle Lima Silva

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristóvão, Brasil. Professora pela Rede Estadual de Sergipe.

 E-mail: dls1984daniellelima@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2054-1472

 

Downloads

Publicado

07/04/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 280
  • pdf downloads: 212

Como Citar

LOPES, S. F.; PAES LIMA, N.; SILVA, D. L. Formação de Professores como agentes na Prevenção do Abuso Sexual Infantil: Training of Teachers as Agents in the Prevention of Child Sexual Abuse. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6346. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos