Tecnologias educacionais como recursos didáticos: aprendizados a partir da remotividade do ensino superior brasileiro
Educational technologies as didactic resources: learning from the remoteness of Brazilian higher education
Resumo
Desde a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), provocado pela pandemia da COVID-19, as formas de ensinar e aprender tiveram grandes transformações, ampliando o espaço aos recursos didáticos híbridos. O objetivo deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa nacional sobre os reflexos desse contexto na atuação do professor universitário, mais precisamente nas competências adquiridas com o uso exclusivo dos recursos das tecnologias educacionais. A metodologia, de natureza quanti-qualitativa, descritiva, exploratória e comparativa, utilizou um questionário respondido por 584 professores em dois momentos distintos: durante e após o ERE. Os resultados apontaram que ao retornar as aulas presenciais em 2022, 34,8% dos docentes avaliaram que o ensino presencial poderia ser híbrido e 74,7% dos respondentes defendem o ensino presencial com a continuidade das ferramentas digitais.
Palavras-chave: Prática pedagógica; Didática; Hibridismo.
Abstract
Since the implementation of Emergency Remote Teaching (ERT), caused by the COVID-19 pandemic, the ways of teaching and learning have undergone major transformations, expanding the space for hybrid didactic resources. The objective of this article is to present the results of a national survey on the reflections on the performance of university professors, more precisely on the skills acquired with the exclusive use of educational technology resources. The methodology, of a quantitative and qualitative, descriptive, exploratory and comparative nature, used a questionnaire answered by 584 teachers in two different moments: during and after the ERT. The results showed that when returning to face-to-face classes in 2022, 34.8% of professors considered that face-to-face teaching could be a hybrid and 74.7% of respondents defend face-to-face teaching with the continuity of digital tools.
Palavras claves: Pedagogical practice; Didactic; Hybridity.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 75
- pdf downloads: 42